Geração Y, Millennials, genaration me (ou “geração eu”, no bom e velho português). São muitos os nomes dados à mesma geração, mas se engana quem ainda acha que uma geração é definida apenas por intervalos “engessados” de tempo. Claro, era assim antigamente, quando o que diferenciava as gerações era apenas a idade: calculava-se um tempo de 25 anos entre gerações — idade média para que as pessoas tivessem filhos. Atualmente, o conceito de geração se tornou muito mais “orgânico”, de modo que fatores sociais e comportamentais têm maior peso do que o intervalo de tempo propriamente dito.

Quer saber se você faz parte da geração Millennials? Confira aqui quais os comportamentos e pensamentos compartilhados pelos jovens da geração Y e como o mercado tem se adaptado a eles.

Quem são os Millennials?

Ao contrário do que se acredita, os Millennials não são definidos por intervalos de tempo de nascimento muito rigorosos — uma das muitas mudanças que eles trouxeram. Os nascidos entre o início da década de 80 e segunda metade dos anos 90 do século passado são pertencentes à geração Y, mas as fronteiras são bem flexíveis.

O que realmente tem peso na definição deste grupo de pessoas são fatores sociais e comportamentais. Os Millennials são nativos digitais, multiculturais, flexíveis, e altamente globalizados, exatamente o que os separa das gerações X e Z — as gerações antecessora e sucessora, respectivamente.

Não é surpresa que as pessoas desta geração sejam diferentes. Os Millennials chegaram para reformular e questionar limites, costumes, paradigmas e comportamentos.

O comportamento financeiro

Ao contrário de sua predecessora, os Millennials não têm grandes aspirações financeiras. Pelo contrário, muitos ainda moram com os pais e não pretendem comprar imóveis ou carros, optando pelo aluguel na maior parte dos casos. Estas pessoas também tendem a não optar por financiamentos ou crédito, planejando gastos e poupando quando é necessário.

O Millennials não se importam em ter a televisão mais cara entre os amigos ou o carro do ano, para eles os momentos proporcionados, a qualidade de vida e educação têm maior prioridade na hora de investir.

O comportamento digital

Eles também são altamente tecnológicos. Dividiram o berço com a era digital, que se iniciou no pós guerra, mas se tornou acessível à população na década de 80 do século passado. Sua interatividade on-line é tanta que a geração ganhou o apelido de generation me (ou “geração eu”, no bom português), uma vez que todos os momentos e pessoas importantes para eles são fotografados e postados nas redes sociais. Essa é, também, a geração das selfies.

A internet é indispensável para os Millennials. Lá estão contatos, dados, mapas, amigos e todo os tipos de lojas. Por isso o comércio, de modo geral, têm se adaptado a este cenário: o mercado digital vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos e novos tipos de serviço estão sendo oferecidos.

E o mercado digital adaptado a essa geração não se limita a vender produtos, já que os Millennials não se prendem a possuir bens, mas usufruir de serviços. Assim surgiram serviços on-line como o Uber, streaming de músicas e filmes, Airbnb, dentre muitos outros. Todas essas empresas permitem que o usuário desfrute de um bem, sem necessariamente possuí-lo.

A internet também se mostra decisiva na decisão de uma compra, uma vez que os Millennials dão muito valor às opiniões e comentários acerca dos produtos que pretendem adquirir, realizando extensas pesquisas sobre a qualidade e satisfação de outros clientes. Com tudo a apenas um clique de distância, as fronteiras se tornam cada vez menos importantes, tornando-os extremamente globalizados.

O comportamento social

Ao contrário do que muitos possam pensar, esta não é uma geração narcisista, na verdade, é o contrário. Muitos são ativistas de causas humanitárias, de direito dos animais, ambientais e sociais, atuando como voluntários e mudando seus comportamentos. De fato, mudança é a palavra mais associada a esta geração.

Com a informação sempre na ponta dos dedos, o contato com a diversidade (cultural, religiosa, social, sexual, comportamental, corporal, dentre outros) se tornou constante, de modo que o diferente se tornou banal. Deste modo, Millennials se mostram totalmente contra rótulos e preconceito, sendo ótimos exemplos de aceitação e tolerância. A pluralidade é bem-vinda, e até estimulada. Pela primeira vez as diferenças se tornaram motivo de celebração, uma vez que os Millennials entendem e respeitam a individualidade de cada pessoa — comportamento adotado pela maioria.

O comportamento profissional

A grande maioria da força de trabalho mundial atualmente é composta por Millennials. Deste modo, o mercado de trabalho também tem de modificado bastante para atender às novas tendências de empregadores, empregados e clientes.

Por serem motivados a fazer a diferença em alguma escala, os Millennials trabalham com afinco, mas não estão dispostos a sacrificar momentos de prazer pelo trabalho. As empresas têm remodelado o antigo modo de trabalho (com jornadas de 8 horas por dia, 7 dias na semana, com horários rígidos e um ambiente de trabalho conservador — como em “Tempo Modernos”) e substituído por uma jornada mais flexível (que, em alguns casos, pode até ser feita de casa). Os novos ambientes de trabalho são prazerosos e pouco rígidos. Algumas empresas fazem dias temáticos no escritório, permitem animais de estimação e oferecem ambientes descontraídos para reuniões, por exemplo.

Excelentes em realizar multitarefas, os Millennials são motivados pelo desafio. Deste modo, a maior dificuldade do empregador no mercado de trabalho atual não é atrair a mão de obra que necessita, e sim manter seus empregados interessados e motivados a realizarem as tarefas, já que a monotonia é uma inimiga certa desta geração.

Os grandes diferenciais que apresentam fazem dos Millennials ótimos amigos, companheiros, empreendedores, trabalhadores e pessoas. A geração Y veio em época de grandes mudanças, e é motivadora de muitas outras, de modo que o comércio e o mercado de trabalho vêm alterando conceitos e paradigmas para serem capazes de atender às novas necessidades de seu público, mantendo-os satisfeitos.

Agora que você conhece mais sobre os comportamentos e pensamentos compartilhados por esta geração e como os mercado tem se adaptado a ela, você se considera parte da geração Millennials? Se identificou com suas características? Ou descobriu que conhece muitos Millennials? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário com a sua opinião!

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