Vários horários de aula para assistir, trabalhos individuais ou em grupo para fazer, páginas e mais páginas de livros e de xerox para ler e grifar. É quase impossível olhar para a lista de tarefas de um estudante universitário e não se espantar com a quantidade de coisas que se acumulam.

Afinal de contas, a vida de quem ingressou em uma graduação é muito corrida, e se torna especialmente atribulada para aqueles que precisam dividir o seu dia entre momentos de estudo e uma jornada de trabalho. Por esse motivo, é importante que estudantes, de qualquer curso que seja, conheçam algumas técnicas para otimizar o tempo e consigam resolver todas as suas pendências sem perder a cabeça.

Quer saber como organizar a sua rotina, otimizar o tempo e ter mais momentos de folga? Então leia o nosso post de hoje! Listamos 3 dicas para você, jovem universitário, finalmente domar a sua agenda. Confira:

Analise a sua rotina e os seus hábitos

Antes de tomar qualquer atitude para otimizar o tempo, é importante parar e olhar para a sua rotina e os seus hábitos. Nesse momento, você deve fazer 2 perguntas simples:

  • De que maneira eu estou usando o meu tempo?

  • Que atividades do meu dia a dia são realmente indispensáveis?

Depois de pensar com calma e encontrar a resposta para essas questões, você deve evitar qualquer atitude que não seja tão produtiva assim. Será que todas aquelas horas que você passa assistindo a um programa na TV valem a pena? É preciso ficar conectado nas redes sociais o tempo todo?

Claro, é importante manter os momentos de lazer. Mas é ainda mais importante saber equilibrar as folgas com as suas obrigações e se lembrar de que cada um dos seus segundos são valiosos.

É isso mesmo: um minuto aqui e outro ali, quando reunidos, podem fazer a diferença. Com tempo de sobra, você pode parar de enrolar e resolver pequenas tarefas, como finalizar um relatório que o seu chefe ainda espera receber ou separar os materiais para começar a revisar um conteúdo que você tem mais dificuldade.

Cuide bem do seu sono

Dormir bem é outra atitude muito importante para quem deseja otimizar o tempo. Quando o seu corpo está descansado, você não sente sono ao longo do dia — e, nesse caso, a sua produtividade só tende a aumentar, obviamente.

Além disso, existem vários estudos que estabelecem uma relação entre o sono e o aprendizado. Uma noite bem dormida tem efeitos positivos sobre a memória e sobre a retenção de informações, então trate de se programar para ir para a cama mais cedo!

Se você quer garantir um descanso eficaz, é importante tomar algumas atitudes antes de recostar a cabeça no travesseiro. A primeira delas é desligar a TV e o celular, pois a luz das telas mantém o organismo em estado de alerta. Outra solução é evitar ingerir comidas e bebidas com cafeína, uma substância altamente estimulante.

Assim você não só vai cair no sono mais facilmente, como também vai preparar o organismo para se “desligar” de um jeito mais eficiente e acordar no dia seguinte com a sensação de ter descansado de verdade.

Use a tecnologia a seu favor

Se você trabalha e precisa conciliar 2 jornadas, a ideia de ser bastante produtivo é mais do que interessante, certo? Afinal, levar tarefas para casa ou ter que ficar na empresa além do seu expediente pode atrapalhar a sua programação.

Abaixo, listamos 5 programas e aplicativos que podem te ajudar a dar um gás no seu trabalho. Olha só:

Evernote

Criar listas; guardar notas e lembretes; armazenar imagens e áudios. O Evernote é capaz de fazer tudo isso muito bem. E não se preocupe se você tem muitos documentos para manter na sua conta: você pode dividir todo esse material em cadernos e marcá-lo com tags (etiquetas) — dessa forma, os assuntos de trabalho não vão ficar misturados com os de faculdade.

Google Apps

O Google Apps é um pacote de serviços que tem de tudo para facilitar a sua vida no trabalho. Ele inclui alguns produtos já conhecidos da empresa de tecnologia, como:

  • Gmail: troque e-mails com a sua equipe e consulte as suas mensagens sempre que for preciso, no computador ou em dispositivos móveis;

  • Google Agenda: crie tarefas e organize os seus compromissos em um calendário que pode ser compartilhado com o seu time;

  • Google Drive: crie e edite apresentações, planilhas e documentos de texto a partir de qualquer lugar, já que todos eles vão ficar salvos na nuvem;

  • Hangouts: fale com os membros da sua equipe através de um messenger.

Pocket

Sabe aquela notícia que você não teve tempo para ler com calma ou aquele artigo que pode te ajudar na prova, mas você ainda não conseguiu um momento para ler por completo? O Pocket é uma boa solução para essas situações. Com ele, você pode salvar qualquer link para consultar mais tarde, no computador ou no seu celular.

Skype

Já se foi a época em que as reuniões precisavam ter um local definido. Com a ajuda do Skype, você pode resolver questões com colegas de trabalho e até mesmo clientes que estão do outro lado do mundo. Basta ter uma conexão com a internet e o programa instalado em seu aparelho. Prático, não é mesmo?

Wunderlist

O Wunderlist é uma solução bastante simples para quem precisa organizar a vida. Ele permite que você crie e compartilhe listas de tarefas — o que é uma excelente pedida para hierarquizar as demandas do seu trabalho ou para planejar os seus estudos. Já pensou em fazer uma lista com os conteúdos que você precisa revisar ao longo da semana?

Viu só como não é tão complicado otimizar o tempo para ser bem-sucedido na vida de estudante? Só é preciso analisar os seus hábitos, cuidar do seu bem-estar e contar com a ajuda de alguns recursos tecnológicos.

O que você achou das nossas dicas? Curtiu? Então aproveite a visita no blog para assinar a nossa newsletter. Assim você receberá atualizações parecidas com esta postagem diretamente na sua caixa de entrada!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário