As histórias de sucesso das empresas que começaram em uma garagem servem como uma fonte de inspiração para os jovens empreendedores. O sonho começa com uma boa ideia e se torna realidade com muito empenho, trabalho árduo e uma boa dose de ousadia.  

Muitas das grandes empresas que são hoje referência mundial de empreendedorismo de sucesso começaram realmente em uma garagem. Quando não, começaram no dormitório da faculdade, na cozinha da mãe ou em qualquer canto. O importante é acreditar no projeto e não desistir do sonho.

Então, jovem estudante, você não precisa esperar pela conclusão do curso universitário nem ter muito dinheiro para empreender. Leia abaixo as histórias de grandes empresas que começaram em uma garagem e inspire-se!

A saborosa história da Apple

Quem não conhece a maçã dos computadores e gadgets da Apple? A marca que se transformou em uma das mais valiosas no mercado nasceu na garagem cedida pelo pai adotivo de Steve Jobs, em Cupertino, na Califórnia.

O primeiro computador da Apple foi criado pelo jovem Steve Wozniak em 1976. Ele então se juntou aos colegas Steve Jobs e Ronald Wayne para fundar a Apple Computer Co., que recebeu a primeira encomenda de um comerciante local, que encomendou 50 computadores. Os jovens empreendedores entregaram o produto em 30 dias. A partir daí, o crescimento meteórico da Apple veio a colocar a empresa no topo das maiores do mundo no ramo.

A garagem na casa número 2066 da Crist Drive em Los Altos, na Califórnia, é hoje uma atração turística no Vale do Silício.

Google na busca pelo sucesso

Em meados de 1990, os estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, se encontraram e resolveram abrir uma empresa juntos a partir de seus projetos de pesquisa.

A matriz do Google começou em uma garagem alugada por Susan Wojcicki, uma estudante recém-graduada que acabou vindo a ser a vice-presidente da empresa até 2014. Naquela época, ela alugou a garagem para pagar o financiamento da casa. Um ano depois, a equipe da Google, então com 8 empregados, se mudou para um escritório em Palo Alto, na Califórnia. Daí pra frente, foi só sucesso até os dias de hoje.  

Amazon, a gigante do comércio online

Jeff Bezos era o mais jovem vice-presidente de uma empresa de investimentos da Wall Street quando resolveu se demitir e se mudar para Seattle, com planos de começar uma empresa de vendas online no ramo de livrarias. Ele estabeleceu a empresa na garagem de sua casa em Bellevue, em Washington, e de lá começou a desenvolver o software.

Como o espaço não era adequado para encontros de negócios, ele marcava com os clientes na famosa livraria Barnes & Noble, onde a maioria dos primeiros contratos da Amazon foram negociados. O empreendimento, que começou em uma simples garagem em 1995, é hoje a maior loja varejista online do mundo.

O sonho de Walt Disney

O imenso conglomerado Disney nasceu no verão de 1923 na pequena garagem da casa do tio de Walt, Robert Disney. Naquele tempo, o empreendimento se chamava The Disney Brothers Studio e ficava na Califórnia, a curta distância da Disneilândia de Anaheim, o primeiro parque fundado por Walt Disney.  

Foi naquela pequena garagem que a primeira equipe produziu Alice Comedies, que mais tarde iria inspirar a versão da Disney de Alice no País das Maravilhas. Alguns meses depois, os irmãos Roy e Walt Disney se mudaram para um espaço maior, não muito longe da casa do tio, onde assinaram o primeiro acordo com a Universal Studios. Nem precisamos dizer qual foi o resultado daquele primeiro empreendimento na garagem, não é mesmo?

A gigante Hewlett-Packard começou pequena

Não muito longe da garagem onde a Apple começou, os estudantes universitários da Stanford University lançaram a HP –  Hewlett-Packard, em 1939, com um investimento inicial de pouco mais de 500 dólares.

Na garagem de uma casa alugada, a HP desenvolveu seu primeiro produto, um oscilador de áudio. E sabe quem foi um de seus primeiros clientes? A Walt Disney Productions, que adquiriu 8 osciladores para o lançamento do filme Fantasia.

A garagem foi usada como laboratório e fábrica por cerca de um ano, até que os sócios se mudaram para um espaço maior na vizinhança. Hoje, a garagem onde nasceu a HP é um museu particular conhecido como “o berço do Vale do Silício”, na Califórnia.

A vitoriosa Nike no porta-malas

Antes de se transformar na poderosa Nike, a líder mundial em artigos esportivos se chamava Blue Ribbon Sports. Nos idos de 1964, não era possível encontrar produtos Nike em nenhuma loja.

Na verdade, nem em uma garagem: a “loja” que deu origem à patrocinadora de Cristiano Ronaldo e Neymar funcionava no porta-malas do carro de Phil Knight, o atleta que foi um dos fundadores. Seu parceiro nos negócios era seu técnico Bill Bowerman, que convidava atletas para testar seus produtos, sempre procurando fazer o calçado de corrida mais leve.

Foi só em 1978 que a empresa foi renomeada como Nike, como homenagem à deusa grega da vitória. O design da famosa marca custou só 35 dólares aos empresários.

YouTube e o compartilhamento do sucesso

O conhecido YouTube também nasceu em uma garagem, em São Francisco, na Califórnia. Dois jovens empreendedores queriam uma solução para o compartilhamento de vídeos com amigos, diante da dificuldade de enviar arquivos pesados.

Chad Hurley e Steve Chen, funcionários de uma empresa de tecnologia, começaram o projeto YouTube em 2005. Apenas 20 meses depois de criado o programa, os parceiros, hoje multimilionários, venderam a invenção para o Google por mais de 1 bilhão de dólares.

Quase todas as grandes empresas começaram pequenas. O caminho para o sucesso começa com o primeiro passo, que pode ser dado ainda na universidade. Claro que nada acontece da noite para o dia: as empresas das histórias de sucesso que contamos acima levaram anos para se consolidarem e chegarem ao que são hoje.

Seja na garagem, no porão, no dormitório da faculdade ou no porta-malas do carro, todo grande empreendimento começa humildemente. A questão não é onde o seu projeto começa, mas sim onde ele pode te levar!

É muito bom conhecer histórias de sucesso, não é? Então aproveite para ler este outro artigo e saiba como a universidade pode te ajudar a escrever uma história incrível como as que contamos no post de hoje!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário