Quem mora longe da faculdade e não tem carro possui duas opções que podem facilitar o deslocamento: a van universitária e o transporte público. Mas qual dessas duas alternativas é a melhor?

Para ajudar você a encontrar a maneira mais satisfatória de ir e voltar da faculdade todos os dias, que tal conhecer as vantagens e desvantagens dessas duas formas de transporte? Continue conosco e descubra agora tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Vantagens do transporte público

Dependendo da região na qual você mora, há inúmeros tipos de transporte público, como, por exemplo, trens, metrôs e ônibus, com os quais será possível contar para ir à faculdade e voltar para casa. Vamos conhecer as vantagens de utilizar esse tipo de transporte?

Boa quantidade de veículos à sua disposição

Ao se comparar os transportes públicos e as vans universitárias, quando o quesito é a quantidade de veículos à disposição a primeira opção sai ganhando!

Tudo dependerá do local em que você reside mas, frequentemente, as linhas de transporte público têm disponíveis vários carros para cobrir os itinerários, fazendo com que seja possível embarcar com regularidade de tempo satisfatória. Além disso, é possível realizar baldeações e integrações, o que facilita muito o deslocamento, ainda que você esteja bastante distante da faculdade.

Preço mais acessível

Um dos aspectos mais convidativos quando se fala em transporte público é o valor das passagens. Com um baixo investimento mensal, é possível ir para a faculdade e voltar para casa todos os dias, mesmo que o trajeto cubra distâncias relativamente longas, sem prejudicar sua vida financeira.

Opção pelos horários de sua preferência

O dia a dia de um universitário nem sempre segue a mesma rotina. Em dias de prova, por exemplo, pode ser que seja necessário ir para a faculdade um pouco antes do horário convencional. Ou pode ser que em alguns dias você seja dispensado mais cedo, devido a uma aula vaga ou qualquer outro imprevisto.

O fato é que pode ser conveniente ter toda a liberdade para escolher em que horários você prefere deslocar-se. E essa é uma facilidade que o transporte público oferece.

Saiu mais cedo da faculdade e quer ir para casa? É só encaminhar-se ao ponto de ônibus ou à estação e aguardar pela próxima condução!

Vantagens da van universitária

Agora que você conheceu as vantagens do transporte público, para facilitar sua decisão, é importante conhecer as vantagens da van universitária. Fique de olho:

Mais segurança

A van universitária pegará você na porta de sua casa e o deixará na frente da faculdade, e vice-versa, o que confere maior segurança, principalmente para aqueles que estudam à noite.

Além disso, os passageiros da van são todos estudantes, fazendo com que os universitários estejam a salvo de pessoas com más intenções que eventualmente costumam cometer atos ilícitos em transportes públicos.

Mais conforto

Ar-condicionado, poltronas estofadas, som ambiente, cinto de segurança. É isso o que você poderá ter em uma van universitária. Se nos transportes públicos você corre o risco de fazer seu trajeto em pé, no calor e tentando equilibrar-se para não cair a cada vez que o veículo freia, na van você tem a certeza do conforto.

E em uma viagem tão agradável, você pode estudar, relaxar e até aproveitar para tirar um cochilo.

Maior rapidez no deslocamento

A van universitária tem como uma de suas maiores vantagens a rapidez com que se desloca. Por não precisar parar de ponto em ponto, como fazem os veículos de transporte público, você chegará muito mais depressa em seu destino, evitando atrasos e aumentando seu tempo de estudos e de descanso.

Desvantagens do transporte público

Agora que você já conhece as vantagens dos dois tipos de transporte, que tal conferir as desvantagens de cada um? Comecemos pelo transporte público:

Desconforto nos horários de pico

Empurra-empurra, viajar em pé, ser espremido por todos os lados devido à grande quantidade de passageiros: essa é a realidade de quem depende de transporte público nos horários de pico e que faz com que utilizar um ônibus se transforme em um verdadeiro tormento.

Maior demora nos deslocamentos

O transporte público é inimigo de quem tem pressa. Justamente naqueles dias em que você precisa estar na faculdade na hora da prova, pode ser que seu ônibus se atrase, quebre ou simplesmente demore o dobro do tempo habitual ao parar de ponto em ponto.

Quem faz uso de transporte público sabe que a demora nos deslocamentos pode ser grande, causando muita dor de cabeça.

Menor segurança

Infelizmente, não temos controle sobre quem embarcará no mesmo transporte público em que estamos. Assim, ficamos à mercê da sorte, torcendo para que nada de ruim cruze nosso caminho.

Da mesma forma, quem mora ou estuda longe do ponto de ônibus mais próximo e precisa caminhar até seu destino depois que desce do transporte público, sabe que é preciso estar atento à própria segurança.

Desvantagens da van universitária

Você está quase pronto para decidir a melhor alternativa para se deslocar, falta só conhecer as desvantagens da van universitária. Veja só:

Maior investimento

Você viu que a van universitária oferece uma série de benefícios ao passageiro, como conforto, segurança e rapidez. Por isso, ela exige um investimento um pouco maior por parte do estudante.

Horário rígido

Quem utiliza van universitária precisa ser rígido e organizado com os horários, para estar pronto de modo pontual, no momento exato em que a van vai passar, para não correr o risco de ser deixado para trás.

Adicionalmente, o estudante que faz uso da van precisa acostumar-se a esperar seu transporte chegar, caso sua aula termine antes do horário normal.

Van universitária e transporte público têm suas vantagens e desvantagens. Depois de conhecer os prós e contras dessas duas possibilidades, você provavelmente já sabe qual é a mais indicada para seu caso.

O importante é encontrar uma maneira de chegar à faculdade e voltar para casa todos os dias em segurança e dentro do horário!

Porém, caso ainda tenha dúvidas, lembre-se de que a opção ideal é aquela que se adapta ao seu perfil, às suas necessidades e à sua realidade financeira!

E por falar em finanças, aprenda como fazer planejamento financeiro para quem vai começar a faculdade!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário