Para aqueles que se interessam pela área da saúde, é comum cogitar fazer Enfermagem antes de cursar Medicina. O sonho de se tornar médico exige extrema dedicação e perseverança e, embora não menos atraente, a carreira de Enfermagem pode se mostrar uma opção mais acessível para quem procura por um atalho.

Mas, afinal, será que vale a pena investir em um curso de Enfermagem antes de dedicar-se à área de Medicina? Hoje, vamos apresentar a você algumas vantagens de passar por tal processo. E, ao final do texto, vamos realizar uma reflexão sobre esse assunto! Continue a leitura e confira!

Menor concorrência

Na maioria das instituições de ensino superior, a Medicina é um dos cursos mais concorridos. Candidatos altamente preparados disputam uma vaga e, nesse contexto, há estudantes que realizam diversas tentativas até que consigam ser aprovados, o que pode significar muitos anos de estudos e espera.

Embora tenha bastante procura e atraia candidatos bem qualificados, o curso de Enfermagem costuma ter uma concorrência menor do que a graduação em Medicina. Isso representa uma grande vantagem para quem quer ingressar na área da saúde, mas não quer correr o risco de ser obrigado a prestar vestibular várias vezes, antes de conseguir a tão sonhada aprovação.

Valores mais acessíveis

Se Medicina é um dos cursos mais concorridos do país, ela costuma ser ter também uma das mensalidades mais caras. Se seu desejo é iniciar seus estudos de nível superior e posteriormente trabalhar na área da saúde, pode ser recomendado fazer Enfermagem primeiro. Essa graduação tem mensalidades com valores bem mais em conta e, ao garantir a você um emprego, poderá ajudá-lo a investir em sua formação médica.

Ampliação dos conhecimentos relacionados às matérias da graduação em Medicina

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que as grades curriculares dos cursos de Enfermagem e Medicina obviamente não são idênticas, visto que há várias diferenças entre as duas profissões.

Entretanto, existem muitas disciplinas similares nas duas estruturas curriculares. Assim, cursar Enfermagem pode ajudar você a ampliar seus conhecimentos nas matérias relacionadas à graduação em Medicina. Dessa forma, depois, quando você ingressar seus estudos no segundo curso, já terá mais familiaridade com os assuntos que verá na faculdade.

Além de aumentar os seus conhecimentos nas disciplinas relacionadas à área da saúde, a Enfermagem te dará uma boa noção sobre o funcionamento de hospitais e também a respeito do trato com o paciente. Sem dúvidas, isso é essencial na formação de qualquer bom médico.

Alto índice de empregabilidade

As profissões ligadas à área da saúde possuem alto índice de empregabilidade e, no caso dos formados em Enfermagem, a situação não é diferente.

Para quem pretende, no futuro, investir na carreira de Medicina, mas por ora se lançará de cabeça no curso de Enfermagem, a boa notícia é que, tanto na iniciativa privada quanto na área pública, o enfermeiro tem seu espaço garantido, mesmo que tenha se formado recentemente.

Melhor compreensão da rotina na área da saúde

A rotina agitada é algo em comum entre os profissionais da área da saúde. Tanto os enfermeiros quanto os médicos têm cotidianos muito diferentes daqueles que trabalham em carreiras mais burocráticas e, digamos, convencionais. Portanto, se você busca, depois de formado, trabalhar apenas de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, procure outra profissão.

Fazer Enfermagem antes de cursar Medicina pode ajudar você a conhecer com maior profundidade o dia a dia de quem atua em hospitais e locais semelhantes, e também a não se frustrar quando a realidade chegar.

Trabalhar sob a escala de plantão, muitas vezes virando a noite e aos finais de semana, mediante pressão intensa, é parte da vida dos profissionais da saúde. Assim, fazer Enfermagem antes de Medicina pode mostrar a você um pouquinho da rotina desses profissionais, o que pode ser decisivo na hora de fazer a sua escolha.

Favorecimento de sua tomada de decisão

Ao longo da leitura desse texto, você percebeu que Enfermagem pode ser um caminho mais curto e rápido para quem quer entrar na área da saúde, mas não quer ou não pode começar Medicina agora.

De um modo geral, a experiência em um curso de Enfermagem, seja durante as aulas teóricas ou atividades práticas e estágios, pode facilitar o seu processo de reflexão, até que você tenha a certeza de que efetivamente quer investir seu tempo, dinheiro e sua dedicação no concorrido curso de Medicina.

A necessidade de fazer Enfermagem antes de cursar Medicina

Por fim, uma reflexão fundamental: é realmente necessário fazer Enfermagem antes de Medicina? E a resposta é não! Como você leu acima, há inúmeras vantagens em se fazer Enfermagem antes, porém, um curso não depende do outro!

Para você que ainda não sabe bem qual caminho acadêmico e profissional seguir, é essencial ressaltar que as duas formações têm estruturas curriculares bem diferentes, visto que as carreiras levam para funções igualmente distintas.

Enquanto o médico é o responsável, principalmente, pelo diagnóstico de doenças e indicação de tratamentos, o enfermeiro é encarregado pelo trato direto com o paciente, de modo a garantir seu bem-estar e todos os cuidados necessários para a sua recuperação.

Por mais que as duas carreiras estejam relacionadas à área das ciências biológicas, as funções inerentes a cada uma dessas profissões são bem diferentes. Além disso, existem também diferenças quanto à remuneração recebida por esses profissionais, já que o médico pode ter salários mais altos que o enfermeiro.

Assim, se você tem certeza de que deseja iniciar seus estudos em Medicina, invista nessa carreira sem olhar para trás, já que Enfermagem, embora possa trazer vantagens ao candidato, não é um curso obrigatório.

No entanto, se você apenas sabe que sente afinidade com a área da saúde, e acredita que poderia ser feliz cursando Enfermagem, se lance de corpo e alma nessa escolha! Mais para frente, depois de formado, se perceber que Medicina é sua praia, aí você pode buscar essa segunda formação!

Gostou do nosso artigo de hoje? Decidiu se vai fazer Enfermagem? Então, confira agora o nosso artigo: Saiba como entrar na faculdade em 6 passos!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário