A faculdade é um período na sua vida que deve ser aproveitado da melhor forma possível, pois, embora pareça uma banalidade, o mercado de trabalho tem exigido muito mais que título e diploma. Para se destacar e ter um diferencial dentre os milhões de colegas de profissão, principalmente no início da carreira, é necessário demonstrar experiência e dedicação. Por isso, muito além de estudar e se formar com mérito, você deve aproveitar ao máximo as várias oportunidades na graduação e ir bem além da sala de aula.

E como fazer isso? Descubra no post de hoje diversas opções para conseguir brilhar na sua carreira e ser um aluno muito mais preparado para o mercado de trabalho.

Atividades extracurriculares: um mundo de opções para sucesso pleno na graduação

As melhores instituições estrangeiras de ensino superior defendem e oferecem um modelo de ensino baseado na prática, sob o argumento de estarem mais preocupadas com a formação de seus estudantes para a vida.

O modelo brasileiro, por outro lado, é conteudista. Por isso, é importante compreender a necessidade de buscar conhecimento prático, que possibilite o desenvolvimento de um raciocínio abstrato e a aplicação das teorias aprendidas em situações reais. É isso realmente o que o mercado de trabalho procura em seus profissionais: know-how. E é aí que surge a importância das atividades extracurriculares para sua vida.

E quais são elas e como elas serão úteis para sua carreira?

Projetos

Aproveite as oportunidades que as disciplinas oferecem em relação ao esboço e desenvolvimento de projetos, muitas vezes em forma de trabalhos avaliativos.

Eles são extremamente importantes para desenvolver seu raciocínio multidisciplinar. Com isso, você conseguirá sugerir propostas para resolver, na prática, problemas e necessidades da população em geral utilizando conceitos aprendidos em várias disciplinas, o que é muito importante para que você tenha uma visão teórico-prática mais ampla e aplicada.

Grupos de estudo

Os grupos de estudo, além de motivarem a busca por informações além dos livros e da sala de aula, o ajudarão a solucionar suas dúvidas e a perceber questões que você não teria ao estudar sozinho, além de ser importante para desenvolver competências como capacidade de trabalho em equipe e relacionamento interpessoal.

Línguas

Nada mais óbvio que falar sobre a necessidade de fluência em um segundo idioma, não é mesmo? Você verá o quanto o conhecimento em outras línguas irá ajudá-lo a conseguir empregos e vagas em mestrados, doutorados e outras pós-graduações, por exemplo. Então aproveite enquanto o seu cérebro está jovem e cheio de energia para aprender!

Grupos de pesquisa

Os grupos de pesquisa, além de agregarem todos os benefícios dos grupos de estudos, desenvolvem no aluno uma visão científica dos conceitos aprendidos, sendo altamente importantes para fazê-lo compreender como a ciência e tecnologia são produzidas no Brasil e no mundo.

Iniciação científica

A iniciação científica prepara, de fato, o aluno para trabalhar com a prática. Isso é uma enorme vantagem, pois, como sabemos, a teoria pode ser muitas vezes completamente diferente das situações reais de pesquisa.

Monitoria acadêmica

Ainda que você não queira seguir uma carreira na área acadêmica, a monitoria o ajudará de diversas maneiras. Você aprenderá a estudar sozinho, poderá ter um incentivo financeiro, conseguirá desenvolver maior autonomia, experiência, responsabilidade, senso crítico e saberá lidar melhor com as pessoas, além de aprimorar a oratória e conversação em público. Não parece útil para você?

Diretório acadêmico

O diretório acadêmico ou centro acadêmico é uma ótima oportunidade para que você possa desenvolver seu senso político dentro da faculdade, além de otimizar suas relações com alunos, diretores e professores.

Os alunos, formando um grupo composto por presidente, diretor, tesoureiro, entre outros, participam e promovem palestras e cursos, festas, eventos culturais e outras atividades de integração, estimulando o trabalho voluntário e o desenvolvimento social dos estudantes e de toda a equipe institucional.

Intercâmbio

O intercâmbio é uma experiência incrível e que pode ajudá-lo em todos os sentidos possíveis. Além de você poder conhecer outra cultura e idioma, é uma ótima oportunidade para você amadurecer, criar mais independência, adquirir mais conhecimento, ter um aprendizado diferente da sua realidade e aprimorar suas relações interpessoais. E ainda é uma ótima experiência para ser adicionada em seu currículo.

Assim, escolha um destino que tenha bom impacto positivo em sua carreira e educação, procure oportunidade de bolsas para aproveitar melhor sua estadia e boa viagem!

Empresas júnior

Outra excelente oportunidade para praticar o conhecimento gerado em sala de aula é o ingresso numa empresa júnior. Com uma relação mutualística em que ambos se beneficiam — o estudante e a empresa —, o desenvolvimento de habilidades profissionais é a principal vantagem dessa prática.

Ainda que não haja remuneração financeira, a experiência de uma empresa júnior é uma oportunidade de obter conhecimento, valorização e reconhecimento autenticados no currículo e de estar um passo a frente no mercado de trabalho, além de ter ótimas referências futuras na carreira são. Esses por si só são motivos excelentes para aproveitar essa chance.

Como posso agregar valor dentro da sala de aula

Participe efetivamente

Certamente é uma alegria inebriante passar no vestibular, mas você deve ter em mente que é possível estudar e comemorar. Saiba que não faltarão oportunidades para festas e comemorações e, portanto, dedique-se e concentre-se ao máximo durante as horas em que estiver dentro da faculdade e da sala de aula.

Esqueça os jogos e brincadeiras durante as aulas, seja frequente e participe efetivamente das aulas, ouvindo, lendo e questionando quando houver dúvidas. Organize uma rotina de estudos, faça os trabalhos antecipadamente e extrapole as leituras recomendadas no programa das disciplinas, pesquisando outras indicações de leitura, artigos, etc.

Em resumo, crie um hábito de estudos e leve a faculdade a sério e você verá que, no final das contas, sempre sobrará tempo para sair, se divertir e, ainda melhor, sem preocupações e com a certeza de estar aproveitando uma oportunidade única e fazendo um bom trabalho como aluno.

Não se esqueça do networking

É muito importante cuidar das suas relações dentro da faculdade. Lembre que professores, colegas e demais funcionários poderão representar, no futuro, indicações e contatos para oportunidades únicas em sua carreira.

A graduação é um momento importante, pois é o primeiro passo para da sua carreira profissional. Várias oportunidades vão surgir durante a faculdade, e é preciso estar prestando atenção para saber como aproveitá-las. Quer garantir que não vai perder nada? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa postagens!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário