As relações de trabalho mudaram muito nas últimas décadas. Hoje em dia, uma formação acadêmica impecável e experiências profissionais não são os únicos fatores relevantes para a conquista de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Muitas empresas estão buscando pessoas com diferenciais que vão além do conhecimento técnico. Capacidade de criar e inovar, inteligência emocional, alto nível de autoconhecimento e uma quantidade considerável de experiências fora do ambiente corporativo são algumas delas.

Você pode estar se perguntando o que pode fazer para conseguir isso tudo. Existem muitas maneiras, mas a que mais contribui para o desenvolvimento de todas as qualidades citadas acima é, sem dúvida, a experiência internacional. Estudar, trabalhar ou apenas passar algum tempo de sua vida em algum país estrangeiro pode te trazer muitas vantagens que, inclusive, vão além do “up” no currículo.

Quer saber mais sobre como a experiência internacional pode te engrandecer como profissional e, principalmente, como pessoa? Então não deixe de conferir nosso artigo de hoje!

O que a experiência internacional pode agregar ao meu currículo?

Existem muitas possibilidades e oportunidades de estudar em instituições estrangeiras, e ter essa experiência está sendo cada vez mais valorizado no mercado. Com a globalização e o aumento no número de convênios entre faculdades brasileiras e internacionais, os trâmites e burocracias para estudar fora do país diminuíram sensivelmente, o que incentivou os intercambistas.

Seja fazendo um intercâmbio “sanduíche” durante a graduação, uma pós-graduação ou até mesmo um curso profissionalizante de curta duração, estudar em uma instituição internacional traz muitos pontos ao seu currículo. Além de muitas universidades estrangeiras terem bastante prestígio acadêmico, você terá contato com outros pontos de vista e opiniões distintas das encontradas por aqui. Isso expande seus horizontes e estimula a sua capacidade criativa de maneiras inimagináveis!

Alguns programas de intercâmbio permitem que você também trabalhe no turno oposto ao que estudará. Caso você ainda esteja na graduação, essa é uma ótima oportunidade de procurar alguma coisa na área em que deseja atuar depois de formado e saber se é realmente isso que você quer da vida. Além de se familiarizar com o trabalho e ter boas experiências profissionais para incluir no currículo, você aprenderá, na prática, quais atividades são exercidas em sua futura profissão.

Além de tudo isso, você terá a oportunidade de tornar-se fluente em um novo idioma, o que é cada vez mais solicitado na hora de conseguir um bom emprego. Por isso, não desperdice essa oportunidade!

Esforce-se em aprender a língua do país onde está morando e converse com os nativos, seja na universidade, no trabalho ou na rua. Não tenha vergonha de errar, pois é na prática que se aprende de verdade. Quando você voltar com o segundo idioma afiadíssimo, e isso lhe render boas oportunidades, você nem irá lembrar das dificuldades que teve para aprender.

Quais impactos esse tipo de experiência terá na minha carreira profissional?

A vivência em outras culturas, mesmo que não tenha exclusivamente o objetivo de incrementar sua vida profissional, acrescentará conhecimentos e habilidades únicas à sua bagagem. Conviver com pessoas de diferentes origens te dará a capacidade de se adaptar a diversas situações sociais, o que te ajudará a se inserir no mundo corporativo.

As empresas buscam profissionais que tenham experiências internacionais no currículo justamente por essas pessoas demonstrarem uma maior capacidade de conviver em grupos e trabalharem em equipe. A flexibilidade e a maior habilidade para lidar com situações imprevistas, muito comuns em pessoas que já viveram fora do país, são muito valorizadas em empresas de diversos setores.

Ou seja, ter uma experiência internacional na bagagem te confere um diferencial competitivo muito grande na busca por uma vaga ou recolocação profissional.

Para fechar com chave de ouro a lista de benefícios que uma experiência internacional pode trazer para sua carreira, o seu networking (ou seja, sua rede de contatos profissionais) também acaba sendo bastante ampliada durante períodos morando fora do país. Estabelecer bons vínculos com professores, colegas, chefes, companheiros de residência e moradores da cidade, além de ampliar seus conhecimentos em sua área de atuação, pode te render excelentes indicações futuras para uma eventual vaga de emprego que possa surgir.

E na vida pessoal, a experiência internacional também é válida?

Ao chegar a um lugar totalmente novo, com um idioma distinto e sem conhecer ninguém, você com certeza vai ter que desenvolver muito jogo de cintura. Aprender a se virar sem o apoio de família e amigos próximos é um desafio e tanto e pode, inclusive, ser um pouco difícil em alguns casos. Mas não deixe que isso te faça desistir dos planos de morar um tempo fora. Isso, na verdade, tem de ser encarado como um estímulo!

Os momentos em que você está só, quando encarados da maneira correta, podem fazer com que você atinja um nível de autoconhecimento que demoraria muito mais tempo a ser alcançado se você nunca saísse de sua cidade natal, onde está rodeado por pessoas conhecidas e ambientes familiares

A experiência internacional é enriquecedora em diversos sentidos, principalmente o pessoal. Você irá fazer amigos nativos do país e de muitos outros, conhecerá a história do lugar onde está morando, e absorverá cada experiência única que esses momentos podem te proporcionar.

Acredite, só o fato de você se relacionar com outra cultura fará você rever crenças e paradigmas, tornando-se uma pessoa com menos preconceitos e pré-julgamentos. Com o tempo, você se perceberá como uma pessoa mais corajosa, independente e confiante.

Viu só como uma experiência internacional pode fazer toda a diferença na sua vida, desenvolvendo conhecimentos e habilidades que você, provavelmente, nem sabia que tinha? Investir em uma viagem ao exterior, seja com o objetivo de estudar, trabalhar, ou mesmo só passear, pode te transformar em uma nova pessoa, acredite! Se você tem essa oportunidade, não a desperdice: Se jogue no mundo e colha os frutos dessa empreitada na vida profissional e pessoal!

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades publicadas em nosso blog diretamente em sua caixa de entrada!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário