Fazer uma faculdade traz muitas transformações na vida, que vão desde o crescimento pessoal até o aprendizado técnico necessário para ingressar em uma carreira profissional. Para muitas pessoas, a universidade é sinônimo de autonomia e independência — mas, justamente por isso, é também um momento de muita responsabilidade e de tomada de decisões muito importantes na vida. Além de pensar na sua carreira, esse é o momento também de aprender a cuidar das suas finanças, principalmente se você precisa conciliar os investimentos na faculdade com outras despesas.

A boa notícia é que, com uma organização financeira bem feita, é possível atravessar um períodos crucial da sua vida sabendo lidar com suas economias e, assim, tendo uma preocupação a menos!

Se você está entrando agora na faculdade e quer saber como organizar melhor o bolso no período dos estudos, confira nossas dicas!

Faça um planejamento detalhado

A partir de uma projeção das suas despesas, você pode se programar para os meses seguintes, estabelecendo prioridades e limitando os gastos. Por isso, faça anotações detalhadas de todo o seu custo de vida — incluindo transporte, aluguel, comida, contas da casa e da faculdade, saúde e lazer — durante um determinado período, para poder fazer uma estimativa de quanto você gasta nesse tempo e poder se organizar.

Como os gastos podem variar por período, é aconselhável manter uma planilha atualizada mensalmente com todos os números. Desse modo é possível identificar excessos e projetar ajustes quando for necessário.

Estipule quais são as suas prioridades

Claro que dos gastos essenciais não se pode abrir mão, mas de todo modo é bom saber quais são as suas prioridades para empregar melhor o seu dinheiro.

Se quer comprar material para estudo ou equipamentos, a ordem então é tentar cortar o máximo de custos até conseguir chegar na quantia desejada. Caso esteja em uma fase mais social, participar dos programas com os colegas pode ser também uma prioridade, desde que no momento certo. A vantagem de estabelecer suas prioridades é poder controlar seu dinheiro de acordo com o que você precisa.

Tenha um modo de vida compatível com os seus custos

Muitos alunos saem de casa pela primeira vez quando entram na faculdade. Se esse é o seu caso, fique atento com a responsabilidade que isso implica em vez de focar apenas na sua liberdade e diversão, que também são fatores muito bons.

Algumas medidas servem para reduzir os custos mensais e fazer com que se tenha um orçamento mais controlado. Pense se irá morar perto da universidade, em república ou em apartamento dividido, e não gaste dinheiro com itens supérfluos.

Planeje as refeições

Um dos itens que podem fazer maior diferença na conta final mensal são os gastos com comida e refeições. Comer em casa é sempre uma boa opção para quem quer economizar e, além de ser melhor para o bolso, é também um ótima alternativa para a saúde.

Algumas instuituições oferecem resstaurantes universitários a preços bem acessíveis, também vale a pena procurar sobre essa alternativa. Levar lanche de casa para comer nos intervalos das aulas também garante que você tenha uma rotina saudável, gostosa e barata.

Evite usar o cartão de crédito sem necessidade

Alguns bancos oferecem linhas de crédito em valores menores para clientes especiais, como no caso dos universitários. Pode ser interessante, principalmente para quem precisa comprar artigos na internet como livros e passagens aéreas, por exemplo.

Porém, a inexperiência pode levar a um descontrole e ao endividamento, já que as taxas de juro são muito altas. Para quem precisa andar com o orçamento apertado, o melhor é não arriscar e ficar longe do cartão, só utilizando o crédito em casos de emergência.

Inclua os gastos do social no seu orçamento

Na hora de fazer seu orçamento mensal, não deixe de colocar na conta os gastos com programas culturais, saídas noturnas e passeios. É normal esquecermos desse item e, na hora de gastar, o dinheiro acabar antes do mês. 

Busque programas gratuitos, como shows ao ar livre, feiras, teatros de rua e eventos de bicicleta. O gasto com entretenimento pode levar uma parcela significativa de seu orçamento se você não tiver o devido cuidado.

Aproveite oportunidades de estágio

É por meio da universidade que muitas pessoas conseguem o seu primeiro emprego. Se ocorrer alguma chance de estágio remunerado, não deixe de participar da seleção. Além de contribuir para o seu orçamento, o emprego também é uma forma de ganhar experiência na sua área, ampliar o networking e amadurecer profissionalmente.

Caso não veja nada relacionado nos murais de aviso ou nos canais de divulgação da faculdade, procure saber diretamente com professores e pessoas que já trabalham na área.

Não deixe de ter um fundo de poupança

Quanto mais cedo você começar a economizar, mais chances você terá de adquirir a sua própria casa ou seu próprio carro. Mesmo que seu orçamento seja pequeno, não deixe de guardar uma quantia na poupança. Ainda que seja 50 reais, é melhor do que nada!

À medida que for ganhando mais dinheiro, aumente também a quantia que é depositada mensalmente. Quando você menos esperar, seu dinheiro já estará rendendo e poderá investir na sua estrutura ou em um plano que precise de uma quantia maior, como pós graduação ou viagens para o exterior.

Procure recursos que te ajudem na organização financeira

Se você não leva jeito para a coisa e acha difícil manter as anotações sobre os gastos financeiros, é melhor ter algum recurso que ajude nessa tarefa. Há disponível na internet, gratuitamente, alguns modelos de planilha que  você só precisa baixar e preencher os campos, atualizando mensalmente.

Outra forma de se manter em dia com as contas é baixando algum aplicativo que auxilie no seu orçamento mensal. Os aplicativos, também gratuitos, oferecem opções de personalização e também de te mandar lembretes nos dias de pagar as contas.

Não deixe de se organizar para ter as contas sobre controle. A organização financeira só depende de você; por isso, comece agora a se planejar! Você tem alguma dúvida sobre o planejamento financeiro na vida universitária? Conte pra gente deixando o seu comentário!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário