Cuidar da saúde de animais de estimação: será que o cotidiano de um veterinário restringe-se apenas a essa atividade? O curso de Medicina Veterinária é muito mais amplo e abrangente, e o profissional formado nessa área precisa desenvolver virtudes que vão muito além de gostar de animais.

Para mostrar um pouco mais dessa carreira tão importante e te ajudar a tirar suas dúvidas, preparamos um texto para que você em que você possa conhecer um pouco mais sobre as questões que permeiam essa área e descobrir se Medicina Veterinária é o curso certo para você. Confira!

Características gerais do curso de Medicina Veterinária

Esse curso vai preparar o aluno para que ele se torne um profissional capacitado para atuar nas questões que envolvem a saúde animal, a saúde pública e o meio ambiente. Ele deve estar preparado para atuar onde o mercado de trabalho possa requisitá-lo; por isso, ao longo do curso o aluno curso lida com algumas matérias obrigatórias e mais genéricas, e outras que vão direcioná-lo para áreas específicas do conhecimento e exercício veterinário.

A grade curricular desse curso é bastante extensa, preparando seus alunos para o conhecimento de diversas áreas, como Anatomia, Biologia Celular, Embriologia e História Veterinária, Fisiologia, Microbiologia e Farmacologia. Essas são apenas algumas das matérias vistas nos primeiros semestres do curso de Medicina Veterinária. Já Politica e Extensão Agrária, assim como Dermatologia Veterinária, são algumas das matérias optativas que permitem aos alunos se aprofundar nas áreas que mais os interessam.

Após aproximadamente 5 anos de curso, o aluno receberá finalmente o título de Bacharel em Medicina Veterinária, podendo então atuar em locais como clínicas veterinárias, zoológicos, aquários, fazendas de produção animal e de produtos derivados de animais para consumo humano, abatedouros e muito outros.

O que pode fazer um médico veterinário

A prática da Medicina Veterinária, como a grande maioria das pessoas imagina, está relacionada à prevenção de doenças e realização de cirurgias e tratamentos em animais de pequeno e grande porte. Mas existem outras funções típicas dessa profissão, que faz com que os atuantes nessa área possam ir muito além daquilo que fazem os veterinários “tradicionais”.

Abaixo separamos algumas das áreas em que esse profissional pode atuar, lembrando que todas as atribuições para o exercício da profissão estão reguladas pela lei 5517/68.

Inspeção  e controle de produtos de origem animal

Visando garantir que produtos de origem animal, como ovos, carne, leite e seus derivados, estejam em situação adequada para o consumo humano, o veterinário especializado nessa área supera o cuidado com o bem-estar dos animais, preocupando-se também com a saúde humana. Seu principal objetivo é evitar que doenças de origem animal sejam propagadas, como é o caso da Influenza, transmitida por aves e suínos.

Prevenção de doenças

Agindo em consonância com os serviços de saúde pública, o profissional que atua nesse ramo tem por objetivo pesquisar e desenvolver vacinas e outras formas de prevenir e erradicar doenças transmitidas por animais, como a leptospirose e a febre aftosa. Seu campo de atuação pode ser os laboratórios de universidades e grandes centros de pesquisa, por exemplo.

Produção animal para o comércio

Com foco na descoberta de formas seguras para a produção e consumo dos produtos de origem animal, bem como os seus derivados, esse é mais um ramo da Medicina Veterinária em que o profissional pode especializar-se. Esse campo de atuação é muito requisitado e importante também em locais de criação e produção de animais para o corte, visando a máxima qualidade dos procedimentos para o consumo humano.

Quais são as características necessárias para ter sucesso na carreira

Quem ama o seu animalzinho de estimação e pensa que cursando Medicina Veterinária poderá passar horas a fio com lindos filhotes de cães e gatos em seu consultório está completamente equivocado. A afinidade com o mundo animal deve ser um pressuposto para ingressar nesse tipo de carreira, mas somente isso não vai bastar nos momentos em que você se deparar com situações onde será necessário sangue frio para tomar determinadas decisões, como quando a eutanásia é a melhor saída para acabar com um sofrimento irremediável.

Assim, além de ter o amor por bichos, é preciso também estar disposto a lidar com as adversidades que a profissão pode colocar em seu caminho, como o sofrimento dos animais.

Outra questão é a rotina diferenciada desse profissional, que tende a ser cheia de compromissos. Assim como os médicos nos hospitais humanos, a rotina de quem decide cursar Medicina Veterinária é árdua e exige extrema dedicação de seus profissionais, já que, em alguns casos mais graves, o veterinário pode ser acionado a qualquer hora.

É necessário ter comprometimento e consciência de que a profissão que escolheu vai exigir alguns desses sacrifícios de sua vida antes de escolher essa profissão. Dessa forma, colocar na balança esses e outros fatores antes de ingressar nessa carreira pode ser decisivo para quem deseja obter sucesso na carreira.

Como saber se essa profissão é ideal para você

Uma análise qualitativa, com o objetivo de decidir se Medicina Veterinária é realmente o curso certo para você, começa com uma boa dose de informação. Conversar com pessoas ligadas à área, saber como são suas rotinas, quais os desafios da profissão na vida real, os lados positivos e negativos de atuar como médico veterinário; enfim, buscar qualquer tipo de informação que possa ajudá-lo a desvendar todos os mistérios por trás dessa carreira é um excelente ponto de partida.

Por fim, informe-se acerca das matérias que compõem a grade curricular do curso. Assim será possível ter uma noção prévia do que será estudado na graduação, e isso já é um passo importante para descobrir se terá afinidade com a área. Grande parte das matérias versa sobre conhecimentos nas áreas Biológicas, e quem tem afinidade por esse campo certamente terá um ponto a seu favor.

Esperamos que com essas dicas você consiga ter uma visão mais clara acerca dessa importante carreira e que isso o ajude a descobrir se esse é o curso certo para você. Para conhecer ainda mais sobre todas as especificidades da área, acesso o site do nosso curso de Medicina Veterinária e tire todas as suas dúvidas!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário