A internet não apenas transformou a maneira de receber e propagar informações mas também revolucionou o mundo dos negócios. Gerando novas modalidades de trabalho, o empreendedorismo digital se expande a cada dia no Brasil e internacionalmente. Todavia, quem acredita que se trata de um ganho fácil, está enganado — essa ideia não passa de um mito.

Assim como em qualquer outro trabalho, o empreendedorismo digital exige dedicação, estudo e muito esforço. Além disso, é um mercado em constante atualização e de grande competitividade, onde os profissionais mais qualificados saem na frente.

Trazendo algumas facilidades para o ramo do empreendedorismo, as possibilidades de vendas on-line apresentam maneiras inovadoras na relação entre produto, serviço e cliente. Para quem gosta de atuar com dinamismo e estar conectado com as modernidades do mercado, esse é um grande território a ser explorado. 

Quer saber mais sobre o mercado do empreendedorismo digital? Acompanhe o nosso texto e conheça mais sobre a profissão.

Fundamentos do conceito

O conceito base de empreendedorismo digital é a criação de um modelo de negócios que oferece um produto exclusivo, visando a obtenção de lucro. As vendas podem ser aplicadas de diversas formas: através de blogs, redes sociais, email, links patrocinados, sites, etc.

É também conhecido como “mercado da internet”, ou internet marketing. Serve para comercialização de uma mercadoria ou oferta de um serviço, e pode ser feito por pessoas físicas, além de lojas, fábricas e startups. Hoje em dia, qualquer empreendimento de negócio pode obter vantagens através das vendas virtuais.

Principais características do empreendedorismo digital

Empresários digitais buscam a melhor oportunidade para o seu mercado, estando sempre em busca de iniciativas transformadoras e modernas. Para atuar no meio virtual, é preciso ter conhecimento de estratégias de marketing digital, como as ferramentas de otimização de busca — o famoso SEO.

Qualidade do produto e excelência no atendimento também costumam ser características das vendas on-line, tendo em vista a alta competitividade do mercado. Para ter clientes nesse ramo, é preciso apresentar um produto ou serviço de ponta.

Como todo negócio, o empreendedorismo digital também envolve riscos, estando mais vulnerável no início da carreira. Por causa disso, quanto mais preparado estiver o empreendedor, mais fácil será lidar com esses riscos.

Principais vantagens desse tipo de negócio

Além da comodidade de poder escolher o seu local de trabalho, quem vira empreendedor digital pode administrar o seu próprio tempo. Dependendo do seu ramo de atuação, é possível, inclusive, trabalhar de casa ou de qualquer lugar no planeta.

Nem todo investimento em empreendimento virtual envolve altos custos. Quem trabalhará com geração de conteúdo de informação, como é o caso de palestras e livros digitais, pode começar com uma estrutura pequena, um computador pessoal e a carga intelectual.

Apesar de sabermos que não é tão fácil ganhar dinheiro com a internet, o ramo prevê alta lucratividade para o negócio que dá certo, além da oportunidade que o empreendedor tem de trabalhar com o que gosta.

Exemplos de sucesso no mundo digital

Alguns nomes brasileiros vêm tendo reconhecimento internacional como empreendedores digitais, pela aplicação de seus projetos.  

Bel Pesce, conhecida como a menina do Vale do Silício, roda o Brasil ensinando empreendedores — digitais ou não —  a alcançarem seus sonhos. Seu projeto de crowndfunding alcançou números recordes, e sua iniciativa, o FazInova — uma plataforma de conteúdo voltada a empreendedores — cresce a cada dia. 

Romero Rodrigues, outro nome bastante cultuado nas redes sociais, antecipou muitas questões do empreendedorismo digital. Ele é o fundador do Buscapé, site que disponibiliza uma comparação de preços de produtos disponíveis na internet. Atualmente, a startup se internacionalizou, estando em vários países da América Latina. 

A tradicional Americanas, consolidada no mercado físico, soube bem aproveitar a onda da internet. Hoje, a Americanas.com é a maior loja virtual da América Latina, comercializando desde balas a máquinas de lavar, em todo o território nacional. 

Formas de obtenção de sucesso em um negócio digital 

Bel Pesce tem uma história muito interessante, quebrando barreiras ao se qualificar no renomado instituto MIT, na Califórnia, com apenas 17 anos. Soube aproveitar o período à parte do trabalho nas principais empresas digitais, como Google e Microsoft. Na volta ao Brasil, quando pouco se sabia sobre empreendedorismo, trouxe muita informação na bagagem, tornando-se referência na área. 

Através de um insight enquanto procurava uma impressora para comprar on-line, Romero Rodrigues foi pioneiro na elaboração da ideia do Buscapé. Em pouco tempo, o site passou a ter milhares de usuários e a startup cresceu vertiginosamente. Nos dias de hoje, ela é usada em vários países da América Latina.

Trazendo o seu Know-how do mercado físico, a Americanas soube trabalhar aquilo que tem de melhor: artigos para toda a família a preços acessíveis. A qualidade do atendimento, a agilidade nas entregas e os produtos diversificados fecham a conta nesse case de sucesso.

Escolha de um nicho na internet

Todos projetos que avançam com êxito vêm de áreas que os empreendedores dominam, possuem afinidade ou mesmo afetividade. Quem está começando a pensar em que área seguir, deve basear a sua escolha no que tenha prazer em fazer, além de algum conhecimento prévio.

Há basicamente dois tipos de negócios na internet: os que vendem produtos ou serviços de fabricação própria ou os de venda de produtos de terceiros. No segundo caso, é aconselhável escolher parceiros e fornecedores de confiança.

Sugestões ao empreendedor digital

Há muitos perfis que podem ser tomados como modelo para conseguir ter prosperidade no projeto digital. Algumas características podem ser estimuladas por todos aqueles que querem seguir nessa carreira. 

Iniciativa, perseverança, bom planejamento e criatividade fazem um profissional completo e arrojado, como é requisitado no meio digital. Os obstáculos devem ser absorvidos como etapas de aprendizado, cujo objetivo principal é alcançar as metas estipuladas. 

Uma boa estratégia garante a captação de clientes, assim como a qualidade daquilo que é oferecido serve para fidelizar consumidores. Através de uma formação sólida, consegue-se alcançar todos os itens para ser um bom empreendedor digital.

Formação acadêmica como grande diferencial

Com o crescimento das iniciativas de empreendedorismo digital, aumenta também a busca por qualificação e especialização na área. Sendo uma das profissões do futuro, ter uma graduação especializada nesse mercado é um grande diferencial.

No curso de empreendedorismo digital, o profissional entenderá a dinâmica da profissão, saberá como otimizar estratégias para os planos de ação e como construir os métodos de acordo com os objetivos. 

O empreendedorismo digital pode ser a carreira que você procurava! Não perca mais tempo e conheça o que a São Judas Tadeu tem a oferecer para você. 

 

 

 

 

 

 

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário