No dia 25 de janeiro, a maior cidade brasileira completa 563 anos. São Paulo, conhecida como a “Terra da Garoa” está entre as grandes capitais mundiais, reunindo pessoas, tribos e culturas de todos os cantos do globo. Além disso, a cidade é centro financeiro do Brasil, responsável por fazer girar a economia do país. Mas será que vale a pena morar em São Paulo?

Muitos moradores ou turistas reclamam da cidade. O trânsito, a movimentação constante e a desigualdade social são as principais queixas de quem vive ou passa por lá. Acontece que, ainda assim, todo mundo se apaixona pela capital. A efervescência cultural e as inúmeras oportunidades que São Paulo oferece acaba atraindo gente de todo lado.

Quer conhecer um pouco mais da cidade? Confira nosso post de hoje que a gente conta os 7 principais motivos para morar em São Paulo. Você vai se apaixonar!

Estudos

São Paulo é conhecida como a terra das incontáveis possibilidades. Você sempre vai encontrar o que procura, inclusive quando o assunto é uma boa educação. Desde a educação primária até as formações superiores e de pós-graduação, sempre haverá a opção de uma boa instituição de ensino.

O cenário para quem quer fazer graduação em uma boa Universidade é animador! Existem instituições sérias, com credibilidade, qualidade de ensino e a preços acessíveis, fazendo com que muita gente mude de cidade para fazer a faculdade.

Além disso, as oportunidades de conseguir estágios em boas empresas também são muito maiores, favorecendo o currículo do estudante! Dessa forma, opção é o que não falta para quem quer não só se formar como um bom profissional, mas também conseguir arcar com as contas durante a faculdade.

Trabalho

Após a formatura todo mundo quer um emprego, não é mesmo? E São Paulo é a cidade brasileira com maior número de oportunidades. A economia local é bem aquecida e são incontáveis empresas, indústrias, comércios, multinacionais e organizações que oferecem empregos nos mais variados ramos de atuação.

Não importa se você quer ser um engenheiro, um psicólogo ou pretende trabalhar com arquitetura. Sempre haverá bons contratantes em busca de profissionais capacitados e bem formados.

Diversidade cultural

São Paulo é o lar de pessoas de todos os lugares do mundo. Entre brasileiros, norte-americanos, japoneses ou italianos surge uma cultura rica e global. É gente com os mais diferentes sotaques, descendências, costumes e tradições. Essa reunião faz com que São Paulo seja o berço de centenas de manifestações culturais. Pluralidade é palavra de ordem!

A arte também ganha espaço: feiras, exposições, museus e lugares para passeios movimentam a vida cultural da cidade o ano inteiro. Isso sem falar, é claro, nos grandes shows que acontecem na capital e nos melhores filmes internacionais que vão para as telas dos cinemas paulistanos.

Os grafitis que tomam as ruas da cidade também são um espetáculo à parte. É arte a céu aberto que já conquistou paulistanos e já chegou até as galerias de renomados museus internacionais!

Compras

O que você que comprar e quanto você tem para gastar? Em São Paulo você sempre encontra o que você precisa pelo preço que consegue pagar. Não importa o item que procura! Seja decoração de casa, roupas, peças de automóveis, utensílios diversos ou o produto mais estranho e inusitado. Em algum canto você vai encontrar.

As opções variam conforme o bolso de cada um. Se você quer trocar as roupas do armário, por exemplo, um passeio pelo Brás vai te levar às melhores lojas! A famosa 25 de Março também um é dos centros de compras da capital onde você encontra de tudo e ainda consegue pechinchar para chegar no melhor preço.

Lazer

Diversão é o que não falta para os moradores de São Paulo. Se você tem um perfil mais tranquilo, os restaurantes, cafés e sorveterias estão espalhados por toda a cidade. Os passeios pelos parques, como do Ibirapuera, também são boas alternativas. Há opções para todos os gostos, inclusive programas gratuitos e bastante acessíveis.

Já se você é mais agitado e gosta da vida noturna, os bares e baladas não vão decepcionar. As festas terminam (ou as vezes começam) as 8 horas da manhã. É pura animação! A vida noturna é realmente agitada e atende aos diferentes estilos, desde os amantes do sertanejo ao pop, passando pelo axé e pelo samba.

A Augusta é uma das avenidas mais badalas da capital e que você não pode deixar de conhecer. Tédio é uma palavra que não combina com São Paulo!

Gastronomia

Cada cidade, região ou país tem sua culinária própria, ou seja, os tradicionais pratos do local que todo mundo quer experimentar. Acontece que São Paulo, por reunir diferentes culturas, também conta com uma gastronomia extremamente rica e diversificada.

Seja comida nordestina, japonesa, colombiana, indiana ou francesa, você sempre vai encontrar um lugar que sirva seus pratos preferidos. Você pode passar anos morando na cidade e ainda assim não vai conseguir experimentar todas as delícias que ela oferece.

Além disso, grandes chefs de cozinha abrem seus restaurantes na capital, assim como as feirinhas gastronômicas e food trucks têm cada vez mais ocupado as ruas da cidade.

Proximidade com o litoral

Menos de duas horas separam a capital do litoral paulista. São centenas de praias maravilhosas que são ótimas opções de diversão e relaxamento. Se você quer fugir do estresse e ir descansar na beira do mar é muito fácil!

As praias em Ilhabela, São Sebastião, Santos e Ubatuba não ficam distantes de toda movimentação da capital, mas que ainda assim são verdadeiros paraísos!

Todas essas oportunidades, experiências e pluralidade você encontra em São Paulo. Apesar das críticas e da reclamação de alguns moradores, a cidade prova que sim, existe muito amor em SP! Caso contrário, a capital não seria o lar de tantas pessoas nem marcaria tanto o coração de vive ou passa por lá.

Morar em São Paulo é uma experiência incrível de aprendizado e crescimento. São vários mundos em um só lugar pronto para ser explorado por você!

E aí, curtiu os motivos que vão fazer você querer morar em SP? Se você gostou, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário