Assim que o jovem estudante inicia seu curso universitário, já começa a preocupação em conseguir o primeiro estágio em sua área de atuação. Sem dúvida, essa é a melhor maneira de aliar a teoria aprendida nos bancos da faculdade à prática do dia a dia da futura profissão. É no estágio que o futuro profissional vai aprender a por a mão na massa e sentir como é a realidade do mercado de trabalho.

Além da vantagem de solidificar o aprendizado durante o curso universitário, o estágio pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego, pois os estudantes que se destacam têm grande chance de efetivação na empresa contratante. Muito bom, não é? Então, como conseguir o seu primeiro estágio? Comece lendo o nosso post, pois temos muitas informações interessantes para você.

Não está fácil, mas seja perseverante

Sim, colega, você precisa ser realista. Com a crise batendo à porta, as empresas têm diminuído as contratações e as vagas diminuíram em 20% nos últimos meses, de acordo com a Fundação Mudes. As vagas diminuíram, mas ainda existem muitas opções para aqueles que se destacam entre os concorrentes. Mas como se destacar?

Capriche no currículo

As empresas sabem que você é um estudante e, provavelmente, não tem experiência ainda. O estágio é justamente para que você adquira a experiência que falta no currículo. Então, o que colocar no seu CV? O Centro de Integração Empresa–Escola (CIEE) orienta sobre isso: capriche nas atividades extracurriculares e nos trabalhos voluntários.

A escolaridade nem é tão importante, pois provavelmente será a mesma para todos os concorrentes à vaga. Conhecimento de idiomas estrangeiros e de informática é um grande diferencial. Se você já trabalhou antes, mesmo que tenha sido em um emprego modesto, informe isso também. Se nunca trabalhou, não se preocupe. É natural que um currículo de estudante seja mais reduzido.

Cuide bem da apresentação do documento — felizmente, você encontrará muitos modelos na Internet. Mas atenção, antes de imprimir, revise, revise e revise novamente: erros de português são inadmissíveis em um currículo!

Prepare-se para a entrevista do primeiro estágio

Além de um currículo caprichado, os recrutadores informam que o comportamento do candidato está diretamente ligado à sua aprovação para a vaga. Então, para ser bem-sucedido, você precisa demonstrar atitude, comprometimento e iniciativa.

Um fator muito observado e que faz toda a diferença hoje em dia é a cultura geral, ou seja, estar bem informado sobre o que acontece no mundo, ter senso crítico e saber opinar sobre os últimos acontecimentos, sem paixões político-partidárias. Então, mantenha-se informado sobre tudo o que acontece.

Sabemos que a vida de estudante é muito apertada, mas encontre tempo para ler jornais, assistir noticiários e ficar por dentro do que acontece no país e no exterior. Fazer cursos e assistir palestras sobre assuntos de sua área também demonstra comprometimento e interesse.

Mais uma dica importante: antes da entrevista, informe-se bem sobre a empresa contratante. Pesquise na internet sobre sua atuação no mercado, informe-se sobre suas atividades, saiba quais são seus valores. Assim, você evita ser pego de surpresa e não deixa sem resposta as eventuais perguntas sobre a empresa.

Por mais que pareça óbvio, vale lembrar: cuide da aparência antes de se apresentar para a entrevista. Nada de bermudas, boné ou chinelos, por mais que você goste do estilo despojado.

Por último, não se atrase! Sua pontualidade e comprometimento já estarão sendo avaliados desde antes da entrevista começar. Você mora longe e depende de ônibus ou metrô para chegar ao local? Saia de casa com bastante antecedência. Não pega nada bem usar a velha desculpa do trânsito para tentar justificar um atraso. Não se arrisque a perder a vaga de seu primeiro estágio por falta de planejamento e organização de sua agenda.

Saiba o que se espera de um bom estagiário

As expectativas variam de acordo com os objetivos da empresa, mas há qualidades em comum que todas elas valorizam:

  • Comprometimento: mostre que você não está lá só para cumprir a carga horária do estágio obrigatório. Seu empregador quer um estagiário engajado e que demonstre interesse e entusiasmo com o trabalho.

  • Capacidade de trabalhar em equipe: demonstre ser capaz de manter um bom relacionamento dentro do grupo.

  • Criatividade: mostre que você tem a habilidade de pensar fora da caixa e que pode agregar valores para a empresa. O estágio não é um favor que a empresa presta ao estudante: o empresário quer ver resultados!

  • Disciplina: seja assíduo e saiba estabelecer prioridades. Não é fácil conciliar trabalho e estudos, mas mantenha sua agenda organizada e tente otimizar seu tempo de modo a não prejudicar nenhuma das áreas.

Entenda a importância de contato com os professores da faculdade para indicações

Uma das melhores formas de conseguir o primeiro estágio é por meio de seus professores. Além de eles já estarem inseridos na área há muitos anos, eles tem muitos contatos profissionais e ficam constantemente sabendo de novas oportunidades de vagas. Por isso, trouxemos algumas dicas para criar um bom relacionamento com eles e se aproximar mais do mercado de trabalho:

Recomendações

Procure alguns de seus professores com os quais você tem melhor relacionamento e peça que eles façam indicações e recomendações sobre você às empresas. Nessa hora, cartas de recomendações são ótimos artifícios para poder destacar sua candidatura entre os candidatos.

Se você costuma ser um aluno dedicado, não haverá nenhum motivo para que eles não o ajude com isso. Assim, não descuide. Preocupe-se sempre com a sua performance e postura durante as aulas, pois isso poderá influenciar muito em sua carreira.

Currículo

Depois que você já estiver com a carta de recomendação nas mãos, será hora de revisar seu currículo. Peça ajuda ao seu professor para que ele veja sua candidatura e, se possível, indicar o que pode ser melhorado. Como ele já está bem familiarizado com a área, saberá o que os recrutadores estarão procurando em um estagiário.

Faça networking

Por já estarem engajados e envolvidos na área, seus professores sem dúvidas conhecem diversos outros profissionais que atuam em sua área. Dessa forma, eles serão ótimos pontos de partida para que você possa desenvolver seu network.

Busque saber sobre eventos e palestras da área e se é possível que você também participe. Com isso, além de melhorar seus conhecimentos no assunto, você também poderá conhecer diversos especialistas e profissionais da sua área.

Busque oportunidades

Se você já tiver desenvolvido um relacionamento mais próximo com seu professor, a maneira mais fácil de conseguir um bom estágio é pedindo diretamente por uma indicação. Chame-o para uma conversa aberta e honesta e diga que tem vontade de conseguir uma oportunidade de entrar no mercado. Mesmo que ele não saiba de algo naquele exato momento, ele pode ficar atento a oportunidades ideais para você.

Conheça os principais canais para procurar estágios

A oportunidade não vai cair no seu colo por obra divina. Se você não agir e fizer a sua parte, nada vai acontecer. Então, veja abaixo os canais para ajudar você a encontrar estágios e faça a sua parte:

  • A própria universidade: Todas as boas escolas oferecem um setor de apoio ao estudante em busca do primeiro estágio, então sua escola será o primeiro lugar a fornecer orientações.

  • CIEE: O já citado Centro de Integração Empresa–Escola é uma associação filantrópica que ajuda o jovem estudante, oferecendo treinamentos e facilitando a inserção no mercado de trabalho como estagiário ou aprendiz.

  • Fundação Mudes: Também já citada acima, essa instituição orienta e faz a ponte entre empresas e candidatos a estágios.

  • NUBE: Organização privada que se propõe a qualificar e encaminhar jovens estudantes para seu primeiro emprego. Mantém convênio com cerca de 14 mil instituições de ensino em todo o país.

  • ABRES: A Associação Brasileira de Estágios disponibiliza uma lista de vários sites nos quais você pode cadastrar seu currículo.

  • LinkedIn: Nesse conhecido site, você cadastra seu currículo para entrar em uma extensa rede mundial de interessados em colocação no mercado de trabalho. É útil não só para procurar o primeiro estágio, mas também para profissionais buscando mudar para um emprego melhor.

Saiba como como se vestir para a entrevista do primeiro estágio

Pessoas inteligentes simplesmente não deveriam julgar os outros por sua aparência. Apesar disso, mesmo sendo um clichê, a frase “a primeira impressão é a fica” ainda é uma grande verdade. Assim, se sua imagem chamar mais atenção do que aquilo que você tem pra dizer, há grande risco de você perder grandes oportunidades de trabalho.

Durante a entrevista para seu primeiro estágio, o foco deverá estar somente em suas habilidades. Já uma roupa inapropriada poderá atrapalhar até mesmo seu desempenho durante uma etapa que envolva dinâmicas em grupo durante a entrevista. Os principais pontos na hora de preparar seu look são:

Estilo da empresa

Roupas de cores neutras continuam sendo a regra. Porém, o mais interessante é conhecer a empresa e seus costumes. Consulte o site do local e verifique seus valores ou converse com pessoas que trabalham ou trabalharam lá.

Você não deve pecar nem pelo excesso, nem pela displicência. Por exemplo, empresas que trabalham com público jovem ou diversificado são mais acostumadas aos diversos estilos. Já com empresas com segmentos mais tradicionais costumam pedir vestimentas mais sérias.

Suas roupas deverão sempre estar de acordo com a área em que está envolvido; assim, se for buscar seu primeiro estágio em um banco, opte por roupas mais sérias. Já para uma agência de publicidade, essa mesma formalidade pode causar estranhamento.

Para as mulheres

Recomendamos o uso de camisas sociais na cor clara, calça preta e sapatos fechados. Para os dias frios, blazer ou casaco em uma cor discreta para compor o look. Caso opte por saia, tome cuidado com o comprimento: ela não deve ser muito curta para não ser constrangedor. De toda forma, lembre-se que em dinâmicas de grupo a saia poderá atrapalhar.

Para os homens

O local vai ditar o ritmo. Para locais mais tradicionais, use camisa e calça social, sem exagerar nas cores e sem terno ou gravata — o cargo torna essa peça desnecessária. Já para locais mais informais, jeans e uma camisa esporte ou camiseta sem estampas exageradas.

Seu estilo pessoal

Acessórios devem ser moderados, tanto para homens quanto para mulheres. Pulseiras, brincos e colares são aceitos, mas tudo dentro da modéstia adequada ao momento.

Bolsas podem ser menos discretas, mas de tamanho moderado. Cabelos devem estar limpos e presos, tanto para homens quanto para mulheres. Esmaltes e batons seguem o mesmo ritmo. Nada de cores berrantes e infantilizadas que chamem muita atenção.

Cause uma boa impressão na entrevista de estágio

A primeira coisa a se fazer é se acalmar. De forma geral, todos os concorrentes estarão equiparados em conhecimentos, por serem estudantes no começo da carreira. Assim, o mais importante será o que você pode mostrar durante a entrevista.

Seja claro ao falar

Na hora da entrevista, mostre uma boa comunicação para ter um bom ponto de partida no processo seletivo. Sua capacidade de argumentar com grande clareza vai sugerir repertório e poder de influenciar as pessoas.

Tome a iniciativa

A palavra “iniciativa” está diretamente associada à ideia de protagonismo. Assim, quando o recrutador perguntar durante a dinâmica quem quer realizar tal tarefa, não relute e se ofereça. As empresas sempre procuram estagiários que procuram fazer acontecer.

Conheça a empresa

Assim como já falamos, mostrar conhecimento sobre a empresa em que você procura trabalhar indica que você não “caiu de paraquedas” naquele processo seletivo. Não ter um mínimo conhecimento sobre a história e a cultura da empresa se equipara a entrar em um casamento e perguntar quem é o noivo. Dessa forma, faça a lição de casa e mostre que você conhece o local em que quer trabalhar.

Cuide da imagem e da linguagem corporal

Ter uma boa apresentação pessoal é essencial para se criar empatia entre você e o entrevistador. Isso inclui, além do traje ideal, equilíbrio entre seu tom de voz e sua linguagem corporal. Procure sempre evitar gírias, se manter com as mãos no bolso ou movimentá-las demais.

Trabalhe em equipe

A primeira oportunidade que você terá de mostrar que trabalha bem em equipe é na dinâmica de grupo. Ali será sua maior chance de se destacar para os recrutadores. Trabalhar em equipe também  é o caminho para uma possível contratação ao final do contrato de estágio.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que nossas dicas possam ajudar a garantir seu primeiro estágio. Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão sobre o tema? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário