Antes de ingressar no ensino superior, muita gente tem dúvidas a respeito dos melhores critérios a se considerar na hora de escolher uma universidade. O que, afinal, deve ser levado em conta para avaliar a qualidade de uma universidade e investirmos nosso tempo e dinheiro em uma instituição que vale a pena?

Foi justamente para responder a essa questão que elaboramos este post. Nele você irá conhecer alguns dos mais importantes aspectos a se considerar antes de realizar sua matrícula. Confira:

Verifique se a instituição está regular junto ao MEC

A sua primeira providência na hora de descobrir informações sobre a qualidade de uma universidade é conhecer a situação legal da instituição perante o Ministério da Educação (MEC). O portal e-MEC é a ferramenta mais indicada para obter informações confiáveis, que o ajudarão a escolher melhor onde estudar.

Pelo portal, é possível saber se a instituição é credenciada junto ao MEC, seja para a oferta de cursos presenciais ou a distância. Além disso, os interessados podem obter também esclarecimentos sobre a situação de cursos ofertados, verificando se eles são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

É importante ressaltar que, no país, têm valor legal apenas os diplomas obtidos após a conclusão de cursos reconhecidos, expedidos por instituições devidamente regularizadas junto ao MEC. Por isso, para não perder tempo e dinheiro investindo em um curso qualquer, antes de fazer sua matrícula, vale a pena investigar a situação legal do curso e da instituição.

Cheque o desempenho da universidade nas avaliações do MEC

Existem 3 indicadores que permitem que você tenha uma melhor noção a respeito da qualidade de uma universidade e de seus respectivos cursos: o Enade, o CPC e o IGC. No portal e-MEC, é possível consultar o desempenho das instituições e seus cursos em cada um deles.

Confira detalhes sobre desses indicadores:

Enade

O Enade é componente obrigatório de todos os cursos de graduação. Nem todos os alunos realizam a prova, mas, se os selecionados não fizerem o exame, não podem colar grau e nem obter o diploma de graduação.

A cada ciclo são avaliados determinados cursos, e a periodicidade de realização do exame para cada área do conhecimento é de no máximo 3 anos.

A maior finalidade do Enade é verificar a performance dos estudantes como um todo com relação aos conteúdos curriculares estabelecidos nas diretrizes de cada curso de graduação. O que se espera é descobrir se os conhecimentos trabalhados na graduação estão sendo efetivamente aprendidos pelos alunos.

Assim, descobrir quais são as notas conquistadas no Enade por determinado curso é uma boa maneira de saber se uma instituição oferece um ensino de boa qualidade.

CPC

O cálculo do CPC, ou Conceito Preliminar de Curso, é realizado no ano seguinte ao da realização da prova do Enade de cada área do saber. É atribuído um conceito a cada curso, em uma escala que varia entre 1 e 5.

Na realização do cálculo, são levados em conta essencialmente o IDD, ou Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; o desempenho dos estudantes no Enade e também informações sobre o corpo docente, a infraestrutura da instituição e também seus recursos didático-pedagógicos.

O CPC é um indicador capaz de oferecer boas pistas sobre a qualidade da instituição e de seus cursos, devido à complexidade de construção do conceito.

IGC

O IGC, ou Índice Geral de Cursos, é atualizado logo após a divulgação dos resultados de desempenho do Enade. O cálculo desse indicador é realizado a cada ano a partir da média dos conceitos avaliativos obtidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de uma instituição, quando ela oferecer esse nível de ensino; pela quantidade de matrículas e pela distribuição dos alunos entre a graduação e a pós-graduação.

A escala do IGC vai de 1 a 5 e, devido à quantidade de fatores que são levados em conta na hora do cálculo, esse indicador é mais uma boa ferramenta de avaliação da qualidade de uma universidade.

Conheça a qualificação do corpo docente

Quanto melhor a qualificação do corpo docente de uma instituição, maiores as chances de que ela tenha uma ótima qualidade. Isso porque a qualificação dos docentes tem muito impacto no tipo de aula ministrado, e isso obviamente influencia na performance dos alunos.

Assim, verificar a quantidade de professores mestres e doutores de uma universidade é uma boa maneira de descobrir a qualidade do ensino praticado pela instituição.

Descubra de que maneira o mercado de trabalho enxerga a instituição

Um dos objetivos de quem investe em um curso de graduação é conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, antes de decidir em qual universidade investir, é essencial verificar de que modo o mercado de trabalho encara a instituição.

Os alunos que se formam em determinada universidade conseguem emprego depressa e com boas chances de remuneração? Então é provável que essa instituição ofereça um ensino de qualidade e capacite os profissionais de modo eficiente, para que atuem com competência no mercado de trabalho.

Converse com pessoas já formadas, faça pesquisas e analise a situação da instituição no âmbito profissional.

Leve em consideração a infraestrutura da instituição

A qualidade de uma universidade passa por sua infraestrutura. Por isso, uma visita ao campus é bastante recomendada para que você verifique o que a instituição tem a oferecer. Verifique a existência de laboratórios, bibliotecas, salas de aulas práticas, dentre outros recursos, pois eles são alguns dos elementos que garantem a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Como você viu, para avaliar a qualidade de uma universidade, é preciso realizar uma detalhada consulta no portal e-MEC, para conhecer a situação legal da instituição e de seus cursos; fazer uma visita ao campus para conhecer a infraestrutura da universidade; entender como o mercado de trabalho encara a instituição e descobrir qual é a qualificação do corpo docente.

Pesquisando sobre todos esses fatores, você certamente fará uma ótima escolha!

E aí, nosso texto foi útil para você? Então aproveite e baixe o guia completo para acertar na escolha da profissão!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário