A vida na universidade é bastante diferente daquela com que se está acostumado ao longo do ensino médio, e é normal ter certas dificuldades de adaptação. No primeiro semestre de faculdade, o calouro tem contato com muitas novidades: novos amigos, novas obrigações e uma forma diferente de lidar com os próprios estudos. Isso exige uma postura mais madura e uma grande dose de autonomia.

Assim, para ajudar você, universitário iniciante, a se adaptar mais depressa ao ritmo da universidade, confira algumas dicas que farão com que sua vida no ensino superior seja muito mais tranquila e proveitosa desde o 1º semestre!

Interaja com os colegas e professores

Sua principal providência ao ingressar na faculdade é aprender a se tornar mais comunicativo. Seu sucesso no ambiente universitário vai depender, em grande parte, da sua capacidade de interagir com outros alunos e com seus professores. Isso não significa que você precisa ser extremamente falante, a ponto de ser repreendido pelos professores por não ficar quieto. O objetivo é que você deixe a vergonha de lado e procure se integrar.

Por isso, no primeiro dia de aula, comece a deixar a timidez de lado. Os outros alunos, sejam eles calouros como você ou veteranos, terão muito a contribuir com a sua adaptação e, por isso, vale a pena integrar-se a eles.

Puxe conversa com alunos novos e experientes, seja simpático e peça dicas que possam ser úteis à sua vida acadêmica, como quais são os melhores livros para estudar para determinada matéria, quais horários são mais tranquilos para procurar a biblioteca, quais são as melhores formas de estudar para as provas. Esses são alguns dos aspectos nos quais a interação com outros alunos pode beneficiá-lo, além de deixá-lo mais familiarizado com o ambiente estudantil.

Com relação aos professores, é fundamental tentar estabelecer um bom relacionamento. Preste atenção às aulas e demonstre-se interessado naquilo que os professores têm a lhe ensinar. Não precisar ser o típico aluno “puxa-saco”, mas respeite seus docentes e absorva deles todo conhecimento que puder, pois isso valerá ouro ao longo de sua graduação.

Aprenda a se organizar

No 1º semestre da faculdade, talvez você tome um susto com a carga de tarefas que vai ser apresentada a você.

Você terá contato com várias disciplinas e diferentes professores e precisará dar conta de muitos trabalhos, provas, apresentações e outras atividades acadêmicas. Tudo isso sem deixar de lado suas outras atividades fora da faculdade, como seus momentos de descanso, lazer e até mesmo sua vida profissional.

Por isso, é importante que desde o início das aulas você se organize para conseguir dar conta de tudo. Anote em algum lugar (pode ser uma agenda de papel, um aplicativo de celular ou qualquer outra ferramenta que você prefira) todos os seus compromissos, datas de entrega de trabalhos, tarefas e demais informações que você considere importantes. E o principal: consulte sempre suas anotações para não perder nenhum prazo.

Estabeleça em quais horários você fará determinadas atividades (resumos, leituras, anotações, pesquisas) e monte um cronograma para que você não priorize a execução de certas tarefas em detrimento de outras.

Crie disciplina

Se você está pensando que as horas que você passa dentro da sala de aula serão suficientes para que você tenha um bom rendimento acadêmico, esqueça! Para se dar bem na universidade, você precisará estudar muito não apenas durante as aulas, mas também em casa. Seja disciplinado, e desde o começo, procure não deixar para estudar apenas na véspera das provas.

Habitue-se a ser curioso

Se você quer ter uma boa performance acadêmica e, no futuro, ser um excelente profissional, é preciso habituar-se a ser curioso. Preocupe-se em ir além daquilo que é ensinado em sala de aula. Quando seus professores abordarem algum assunto que você não domina muito bem, reflita sobre aquilo, pesquise muito e procure aprofundar seus conhecimentos.

Isso o ajudará a se tornar não apenas um estudante melhor, mas uma pessoa muito mais interessante.

Dê sempre o melhor de si

Em todo curso universitário, existem 2 tipos de alunos: aqueles que empurram a graduação “com a barriga” e fazem apenas o mínimo para ficar na média, e aqueles estudantes realmente comprometidos com o próprio aprendizado, que fazem tudo o que está ao seu alcance não apenas para tirar boas notas, mas também para construir conhecimentos sólidos na carreira que escolheram.

Se você quer fazer valer seu investimento de tempo e dinheiro, para se adaptar à universidade é preciso que você entenda que deve sempre dar o melhor de si. Assim, você estará construindo um futuro brilhante para sua carreira!

Olhe “fora da caixa”

Na universidade, você estará em contato com muitas pessoas diferentes, das mais variadas “tribos”. Para se adaptar a essa diversidade, é preciso que você aprenda a olhar fora da caixa.

Respeite pessoas que pensam e agem de forma diferente e tente aprender algo com elas. Isso ampliará sua visão de mundo e fará com que seu período como universitário seja ainda mais proveitoso. Nada de preconceito com aquilo que é diferente de você. Ideias geniais geralmente surgem quando pessoas que não pensam de forma igual se aproximam. Use isso a seu favor!

Lembre-se de seus objetivos

Por que e para que você ingressou na faculdade? É preciso que, desde o começo do curso você saiba com clareza quais são os seus propósitos dentro do ambiente universitário. Lembrar-se disso a todo tempo vai mantê-lo no caminho mais adequado e ajudará você a alcançar as metas que traçou.

Viu como a adaptação do calouro à universidade pode ser mais fácil do que você imagina? Com foco, disciplina e motivação, é possível acostumar-se rapidamente ao ritmo da faculdade para poder aproveitar tudo o que ela tem de melhor para oferecer. A universidade é bem diferente da escola, mas você vai aprender o funcionamento da vida acadêmica antes do que imagina!

Você, calouro, gostou de nossas dicas? Esperamos que elas possam ajudar você a começar a faculdade com o pé direito! Se tiver curtido esse post, deixe-nos um comentário! Queremos ouvir sua opinião!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário