Depois de muito esforço para passar no vestibular, vem a aprovação. Porém, com o resultado, novas preocupações surgem: onde vou morar? Muitos estudantes que moram em outras cidades ou em regiões muito distantes da universidade que vão frequentar acabam ficando na dúvida se vale a pena morar em um bairro universitário.

Mas é importante lembrar que, além da proximidade com a faculdade, esses bairros geralmente contam com uma estrutura eficiente que facilita a vida do estudante. Com isso, quem vem de longe consegue adaptar-se mais rapidamente, ainda que tenha saído lá do interior para morar nas grandes capitais.

Se você está prestes a se mudar e quer saber mais sobre como é morar em um bairro universitário e quais suas vantagens, confira o post de hoje!

Principais vantagens de se morar em um bairro universitário

Valorização da região

Quando um campus universitário chega até um bairro, a estrutura local melhora consideravelmente. Tanto o poder público quanto a rede comercial investem na melhoria da infraestrutura da região.

Se antes da instituição chegar o bairro não tinha muitas opções e não contava com uma boa estrutura de ruas, praças e construções, após a instalação do campus a região é certamente reestruturada. São construídos prédios e estabelecimentos comerciais para atender a nova demanda por serviços; surge uma rede de saúde mais eficiente e até os postos de segurança tendem a aumentar.

Dessa forma, a região torna-se bastante valorizada e cobiçada pelos alunos que vão ingressar na universidade.

Estrutura comercial

Com o tempo, uma ampla rede de comércios se instala no bairro: supermercados, farmácias, padarias, restaurantes, postos de gasolina, papelarias e lojas. São vários pontos comerciais que facilitam muito a vida do estudante.

É muito comum encontrar casas e apartamentos disponíveis nesses bairros que ficam a poucos minutos de caminhada dos estabelecimentos frequentados no dia a dia. Em casos de necessidade, é só dar uma corridinha na esquina e pronto, lá está o supermercado!

Além disso, tende a existir uma concorrência entre os diversos estabelecimentos, e isso reflete nos melhores preços e possibilidade de pesquisa pelo melhor produto ou serviço.

Transporte

Uma das principais vantagens em morar perto da universidade é não gastar muito tempo e dinheiro com transporte. Imagine enfrentar o trânsito, arcar com gasolina ou passagem todos os dias durante alguns bons anos. Não dá nem para calcular o tamanho da economia e no salto em qualidade de vida quando se opta por viver perto da universidade. Isso sem falar que você não precisa acordar tão cedo para sair de casa e ainda evita atrasos para chegar às aulas.

Além disso, você poderá ter uma rotina bem flexível, já que poderá ir até a Universidade e voltar mais de uma vez ao dia, o que fica muito mais difícil quando se mora longe.

Lazer e diversão

Com a chegada de centenas de estudantes cheios de animação e vontade de aproveitar os melhores anos de suas vidas, os bairros universitários também oferecem ótimas opções de lazer.

As sorveterias e praças são bem frequentadas durante o dia. Os bares também estão no circuito de diversão dos estudantes. São opções para todos os perfis. Aqueles que ficam bem próximos ao campus geralmente são escolhidos como point de reunião dos estudantes. É lá que os alunos dos diferentes cursos se conhecem, conversam e aproveitam as horas de folga após as aulas.

Como a região é universitária, em praticamente todos os condomínios e prédios há estudantes. Com isso, a sociabilidade fica bem mais fácil e você vai fazer inúmeros amigos que vão morar perto da sua casa!

Custo de vida

Com todas essas facilidades quem agradece é o seu bolso. O custo de vida em bairros universitários chega a ser bem mais em conta que em regiões centrais das capitais ou em bairros muito ricos.

Ainda que a região fique valorizada com a chegada do campus, os preços de aluguel praticados pelos proprietários dos imóveis são regulados conforme o perfil dos estudantes. O custo de vida também cai por conta da economia com transportes, tanto em deslocamento para o campus universitário quanto para estabelecimentos comerciais. Até as opções de lazer estão alinhadas economicamente com as possibilidades dos estudantes.

Familiarização com a cidade

Principalmente para os alunos que vêm do interior, a adaptação nas grandes cidades pode ser um pouco difícil. O tamanho do município, o tamanho da população e até o ritmo do cotidiano são bem diferentes, o que pode causar estranheza para quem vem de localidades mais tranquilas.

Por outro lado, morar em bairros universitários pode ajudar na familiarização com o novo ambiente. Isso porque, embora movimentados, esses bairros são ainda mais tranquilos que as regiões centrais ou comerciais. Além disso, a proximidade da casa com a faculdade e com os pontos comerciais diminui as chances de o estudante perder-se pelas ruas.

Dicas para encontrar uma boa moradia no bairro universitário

Agora que você já conhece as vantagens de morar em um bairro universitário, nós te contamos algumas dicas que vão ajudar na sua procura pelo imóvel ideal.

Primeiro, defina suas prioridades. Quer morar sozinho ou dividir um imóvel? Para baratear os custos é recomendado dividir o imóvel com uma ou duas pessoas. Geralmente nos prédios da universidade são fixados cartazes com anúncio de vagas disponíveis. Fique atento às oportunidades!

Caso queria alugar um apartamento que ainda não está habitado, dê preferência para a negociação direta com o proprietário. Assim você consegue chegar a um valor de aluguel melhor.

Contudo, procurar por uma imobiliária também ajuda a afunilar a busca, já que os consultores oferecem as melhores opções com base na necessidade e condição financeira de quem procura um imóvel.

Por fim, tenha bastante paciência. Não feche um acordo ou contrato antes de avaliar as oportunidades. Ficar no primeiro lugar que aparecer é um erro. Tenha calma, visite alguns imóveis e procure pela melhor opção. Leve em consideração a localização, o preço e a própria estrutura do imóvel.

Você que passou no vestibular e está prestes a mudar para uma nova cidade, agora já sabe que há muitas vantagens de morar em bairro universitário. A proximidade com o campus, a facilidade de deslocamento, a estrutura completa da região e a economia são os principais benefícios para quem escolhe morar nas redondezas da universidade.

Com todas essas facilidades, você vai conseguir desfrutar muito mais da vida universitária e das possibilidades que ela oferece. Sem falar, é claro, que vai poder ter uma rotina mais prática e tranquila morando em um bairro universitário.

E aí, gostou das nossas dicas? Já conhecia as vantagens de morar próximo ao campus? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre o mundo universitário!

 

 

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário