A explosão dos seriados de TV aumentou a possibilidade de conhecer mais sobre determinada profissão. Médicos, detetives e empreendedores aparecem frequentemente em alguns gêneros de séries. Quem também recebe grande atenção nesses programas são os advogados, o que pode ajudar o estudante de direito a entender como a carreira se desenvolve.

Selecionamos 8 seriados, todos com uma visão muito particular sobre a profissão e que merecem ser assistidos. Confira!

How To Get Away With Murder

Annalise Keating, uma conceituada advogada e professora de universidade, escolhe a cada turma um grupo de alunos que vão trabalhar com ela nos seus casos — ela costuma pegar crimes que parecem não ter solução para os réus.

Nem todos os métodos usados por ela são éticos ou legais, mas a grande inspiração para os advogados surge na pesquisa e preparação da equipe. Ela exige dos seus alunos escolhidos dedicação e um olhar atento a detalhes e situações que podem parecer óbvias, mas que revelam muito mais se investigadas com cuidado.

A 2ª temporada estreou em 2015 e terminou em março de 2016.

American Crime Story

Este novo seriado estreou em 2016 e a cada temporada pretende contar um caso importante que aconteceu nos Estados Unidos. O primeiro retratado é a história de OJ Simpson, ex-astro do futebol americano acusado de matar a ex-mulher e seu namorado.

A série mostra como a equipe de superadvogados defende a estrela enquanto o Ministério Público prepara a acusação. Assistimos às estratégias sendo debatidas e implantadas, um dos grandes méritos da série, e como o MP recebe os golpes e consegue responder. São grandes duelos roteirizados para um programa que conta a história de um crime que mobilizou os Estados Unidos nos anos 90.

De quebra, o seriado ainda discute racismo e exposição na mídia. A próxima temporada promete tratar dos casos envolvendo processos da época do furacão Katrina.

Boston Legal

Como esquecer das apresentações finais de Alan Shore? A série durou 5 temporadas e explorou a dupla de protagonistas Denny Crane e Shore. Passada em Boston, ela tratava do cotidiano de uma firma que cuidava de grandes empresas, mas que às vezes assumia casos pro-bono.

Crane era um dos sócios da firma e Shore atuava como o principal advogado. O auge de cada episódio eram exatamente os encerramentos de Shore, discursos que derrubavam provas e testemunhos.

A série ganhou vários prêmios Emmy e Globo de Ouro entre 2004 e 2008, o período em ficou no ar.

The Good Wife

A premissa da série é um fato inspirado em fatos reais. Uma mulher vê seu marido, um ex-promotor, preso em meio a um escândalo que envolve corrupção e sexo. Traída publicamente, ela resolve retomar sua carreira de advogada. O seriado começa nesse ponto, em que Alicia Florrick busca uma firma para conseguir uma vida independente.

O grande mérito da série é mostrar que é possível recomeçar e acrescentar um olhar fresco a visões viciadas. Depois de anos distante dos tribunais, Alicia tem que enfrentar desconfiança e críticas por conta do envolvimento do seu marido com corrupção.

Outro ponto a ser destacado é a importância de se ter equipes de apoio aos advogados, como a personagem Kalinda Sharma, uma investigadora particular que trabalha na firma de Alicia.

A série está em sua 7ª temporada.

Damages

Advogados bem-sucedidos sempre estão próximos do poder, têm recursos infinitos e entregam quase sempre o que prometem. Damages, estrelada por Glenn Close, retrata essa premissa por meio da advogada vivida pela atriz que sempre carrega um história misteriosa por trás de algum caso.

A série começa com o caso de um golpe aplicado por um milionário em um grupo de investidores. O que parecia um grande caso acaba se revelando, aos poucos, uma história de assassinato contra uma novata da firma de Patty Hewes.

Apesar de não ter foco nos tribunais, a série interessa pela relação de sócios com novos contratados, da investigação e discussão de estratégias. Damages teve 5 temporadas, sendo transmitida de 2007 a 2012.

Better Call Saul

Este seriado é derivado de um dos mais aclamados shows da TV: Breaking Bad. Saul Goodman é um advogado trambiqueiro que tinha como cliente o professor de química transformado em traficante Walter White.

Nessa produção, que estreou sua 2ª temporada em 2016, vemos o advogado antes dos acontecimentos de Breaking Bad. Ainda conhecido pelo seu nome de batismo, James McGill, o personagem está em início de carreira, esperando clientes nas saídas da Defensoria Pública. Ele quer crescer, mas fica à sombra do irmão bem-sucedido, sócio de uma firma. Para isso, arma-se de pequenos golpes, mora no fundo de um salão de beleza e não recusa nenhum tipo de cliente — de bandidos a idosas querendo definir testamentos.

Esse início de carreira mostra um advogado que não desiste fácil, busca alternativas para se manter e que sabe improvisar para defender seus clientes. Vive, em alguns casos, em dilema com a ética e, apesar de Saul nem sempre responder corretamente a ela, a série é uma boa forma de enxergar situações que exigem uma conduta séria.

Law and Order

Uma das mais tradicionais séries da TV, Law and Order também foi longeva: estreou em 1990 e terminou em 2010, 20 temporadas depois. Além disso, gerou seriados derivados, como Law and Order: Special Victims Unit, dedicado a tratar de crimes sexuais.

Cada episódio do seriado é dividido em duas partes. A primeira mostra o trabalho policial de investigação de um crime enquanto a segunda relata o trabalho dos promotores, que tentam incriminar os réus com base no trabalho dos detetives.

O mérito do seriado foi exatamente mostrar como os promotores tentam lidar com as conclusões dos policiais. Poucas séries avançam nesse sentido — é mais comum um seriado encerrar as histórias na prisão de um criminoso e descartar o trabalho de acusação.

Suits

Tudo começa com uma pequena fraude no colégio. Sem conseguir se formar advogado, Mike Ross, dotado de memória fotográfica, vai trabalhar anos depois para uma firma de sucesso em Nova York, comandada por Harvey Specter.

Essa relação é mantida em segredo enquanto Harvey vai desvendando casos. A ligação entre os dois é proibida pela firma, que só aceita ex-alunos de uma determinada universidade.

Atualmente em sua 5ª temporada, Suits tem como mérito mostrar os diversos talentos necessários para que uma firma seja bem-sucedida, além de ressaltar as qualidades que todo advogado deve somar ao seu currículo.

Gostou das nossas dicas de seriados que todo estudante de direito deve assistir? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais sugestões!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário