Em tempos de crise econômica e política acentuadas, como a que estamos vivendo no Brasil, pode parecer uma loucura investir na abertura de um negócio próprio. Com a instabilidade econômica, câmbio nas alturas e uma altíssima carga tributária, tornar-se empreendedor é uma atitude suicida, certo? Errado!

É justamente em tempos de crise e altos índices de desemprego que o empreendedorismo costuma crescer. A diminuição de postos de trabalho disponíveis estimula o que costuma ser chamado de “empreendedorismo por necessidade”, com pessoas buscando abrir seu próprio negócio com ideias baratas e sem a necessidade de grandes investimentos em estrutura.

Se você está a fim de abrir seu próprio negócio em 2016, pode usar o cenário atual a seu favor, buscando alternativas inovadoras e oferecendo soluções acessíveis aos seus potenciais clientes.

Para te ajudar nessa tarefa, nosso post de hoje lista 8 negócios promissores para 2016 e os motivos para apostar neles. Continue a leitura e confira!

Loja virtual

Com a disseminação cada vez maior da internet, que chega a cada dia que passa a um número maior de pessoas, entramos de vez na era da hiperconectividade. Cada vez mais pessoas aderem à facilidade de poderem comprar quase qualquer coisa com alguns poucos cliques, sem a necessidade de saírem de casa, enfrentarem trânsito e filas e, de quebra, ainda receberem seus produtos no conforto de seus lares.

Então, por que não aproveitar essa oportunidade e abrir uma loja virtual? É certo que alguns nichos já estão bastante saturados e competitivos, mas acredite: tem espaço de sobra ainda! Encontre um nicho que não apresenta muita concorrência para um público mais específico, elabore uma boa estratégia de vendas e divulgação e desfrute dos resultados!

Comida de rua

Em tempos de vacas magras, um dos primeiros itens cortados pelas pessoas na hora de economizar são as idas a restaurantes caros. Isso leva muitos desses estabelecimentos a fecharem as portas em situações como essa. Por outro lado, o setor de comida de rua — que vem sendo muito bem representado pelos food trucks — tende a ser alavancado imensamente nesses cenários.

Oferecendo uma comida de qualidade e a preços acessíveis, a comida de rua sofreu uma grande revolução nos últimos dois anos. A chegada dos food trucks, vendendo lanches e pratos gourmet baratinhos e na esquina de casa, atraiu milhões de consumidores. Por isso, esse é um nicho que você pode investir sem medo.

Se o capital inicial estiver meio escasso, você pode investir em bike foods, por exemplo. Ao contrário dos food trucks, que exigem um investimento mais salgado, é possível adaptar uma bicicleta para vender seu produto por R$ 5 mil, em média.

Cuidadores de idosos

O Brasil é um país que está envelhecendo. Em alguns anos, o número de idosos — consideradas pessoas acima de 65 anos — ultrapassará o de adultos jovens. Esse fato vem fazendo com que muitas pessoas estejam buscando lugares que cuidem de pessoas nessa faixa etária, por não terem condições de fazerem isso pessoalmente.

Mesmo com o aumento do número de empreendimentos nessa área nos últimos anos, ainda há uma grande carência por soluções desse tipo no mercado. Especialmente aquelas que consigam alinhar serviços de qualidade a preços acessíveis a uma família comum.

Serviços de limpeza à domicílio

Com a aprovação da chamada “PEC das empregadas”, muitas pessoas passaram a preferir os serviços de uma diarista, em vez de contratarem uma funcionária fixa, que acaba tendo um custo fixo bastante elevado.

Dentro desse contexto, serviços que agenciam a limpeza pontual de residências e escritórios têm ganhado destaque, e já existem até mesmo franquias desse tipo de empreendimento.

Serviços de manutenção e reparo

Outro fenômeno associado a tempos de crise econômica é o aumento da procura por serviços de manutenção e reparo de equipamentos e objetos. Com o orçamento mais apertado, as pessoas acabam preferindo reparar as avarias do que comprar produtos novos. Reparação de celulares, computadores e automóveis e restauração de roupas, móveis e residências são algumas ideias promissoras nesse ramo.

Lojas de produtos orgânicos e para quem tem restrições alimentares

A preocupação com a qualidade dos alimentos que colocamos à mesa não é mais privilégio das elites. Cada vez mais pessoas estão buscando alimentos saudáveis e que foram cultivados sem a adição de agrotóxicos e aditivos químicos, os chamados orgânicos. Além disso, o grande número de diagnósticos de alergias alimentares graves também tem aumentado a busca por alimentos específicos para quem tem essas restrições.

Dessa forma, as lojas especializadas na venda desses produtos têm ganhado muito destaque e são uma aposta promissora para esse ano.

Serviços para bichos de estimação

O último censo feito pelo IBGE comprovou: o número de pets que habitam as casas dos brasileiros já é maior do que o número de bebês. E quem conhece alguém que tem um bichinho como fiel escudeiro sabe que as pessoas não poupam esforços nem recursos financeiros quando o assunto é o bem estar e a saúde dos bichanos, não é mesmo?

Por isso, além de pet shops e clínicas veterinárias, serviços de dog walking, pet sitter, hotéis e hospedarias e até mesmo creches para cães e gatos são uma excelente aposta de negócio, pois essa é uma tendência que seguramente continuará em alta nos próximos anos.

Serviços de beleza a domicílio

Manicure, pedicure, cabeleireiro, massagista, maquiador, designer de sobrancelhas: está cada dia mais comum encontrarmos especialistas no ramo da beleza oferecendo seus serviços à domicílio. E a adesão dos clientes é enorme!

Praticidade, privacidade e preços mais acessíveis figuram entre as vantagens citadas pelas pessoas ao contratem serviços de beleza nesse estilo. Esse é um diferencial empreendedor que tende a ser muito valorizado nos próximos anos.

Viu só como, apesar da crise, existem diversos negócios promissores para esse ano? Escolha o que mais se alinha com você e com os seus valores e vá à luta! Com bastante esforço, disciplina e motivação, você será capaz de conquistar tudo o que deseja!

Esse conteúdo foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba publicações como essa diretamente em seu email!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário