A área da Psicologia já foi contemplada com dezenas de filmes que retratam e inspiram essa tão importante carreira. Depressão, suicídio, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, histeria e diversas outras patologias já foram abordadas na telona, trazendo mais conhecimento para a população e levantando discussões importantes dentre a equipe de saúde.

Para quem está na faculdade, esses filmes podem inclusive ajudar nos estudos e na compreensão das nuances da psique humana. Por isso, selecionamos 17 filmes obrigatórios para estudantes de Psicologia, para que possam se inspirar e estar sempre ligados aos seus estudos.

Confira!

Gênio Indomável (1997)

O longa narra a história de Will (Matt Damon), um gênio da matemática que tem o seu talento descoberto por um dos professores da universidade na qual presta serviços como faxineiro. O problema é que Will tem distúrbios emocionais e de socialização e, após uma confusão, acaba sendo detido pela polícia.

Para evitar a sua prisão, Lambeau (Stellan Skarsgård), o referido professor, responsabiliza-se por Will perante o juiz, que por sua vez determina que o rapaz deve receber acompanhamento psicológico. É então que Lambeau convida Sean (Robin Williams), um velho amigo que terá a responsabilidade de lidar com esse desafio.

Além dos diálogos excepcionais desenvolvidos entre o especialista Sean e o seu paciente ao longo das sessões, que permitem observar a forma de pensar do especialista em seu trabalho e o processo de confiança que constrói com o seu paciente, o filme também mostra um pouco da psicologia humanista em prática, permitindo que ela seja melhor elucidada por meio das ações e falas do personagem de Robin Williams ao longo do filme.

Ilha do Medo (2010)

Esse incrível suspense nos leva para Shutter Island Ashecliffe Hospital, um hospital psiquiátrico localizado em uma ilha de Boston, onde os policiais Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e o seu parceiro Chuck (Mark Ruffalo) terão a missão de localizar um paciente desaparecido.

Lá, Teddy descobre os métodos ilegais e experiências que os médicos realizam com os pacientes. O clima começa a esquentar quando um furacão deixa os policiais sem comunicação e presos na ilha, além de precisarem lidar com a fuga de alguns dos pacientes do hospital.

Ao longo do filme, a sanidade mental de alguns personagens proporciona análises psicológicas extremamente ricas e interessantes, nas quais métodos de psicoterapia e possíveis diagnósticos para problemas psicológicos podem ser observados e discutidos. Assim, o filme é um prato cheio para os estudantes de psicologia.

Divertida Mente (2015)

De uma forma leve e descontraída, o longa de animação narra a história de Riley (Kaitlyn Dias), uma garotinha que está prestes a se mudar de cidade, abandonando sua escola e seus amigos. Sob a ótica de suas emoções — Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith) —, o centro de comando de sua mente se torna uma verdadeira confusão enquanto Riley tenta acostumar-se à sua nova vida.

De uma forma didática e bem-humorada, o filme mostra a importância de cada emoção na vida de uma pessoa e em seu desenvolvimento, sendo interessante para que os estudantes da área possam discutir a importante relação entre as emoções e o papel que assumem na vida de cada um

Identidade (2003)

Com um grande elenco (John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, John Hawkes, Rebecca de Mornay e Alfred Molina), o filme narra a história de várias pessoas que, devido a uma forte tempestade, são forçadas a pararem em um hotel afastado na beira de uma estrada. O que seria um alívio se torna o pesadelo desses hóspedes, que começam a ser assassinados um a um e logo percebem que a presença deles naquele local não é por acaso.

Esse incrível suspense merece a atenção de qualquer estudante de Psicologia, pois trata de uma forma espetacular e misteriosa o Transtorno Dissociativo de Identidade, dando margem ao início de várias discussões e reflexões sobre o assunto ao término do filme.

Laranja Mecânica (1971)

Esse clássico de 1971 narra a história de um grupo de jovens delinquentes liderado por Alex (Malcolm McDowell), que, após vários atos de violência, acaba sendo preso pela polícia. Atraído pelo convite de um programa experimental do governo que oferece a redução de sua pena em troca de alguns testes que pretendem diminuir o seu potencial agressivo, Alex tem de lidar com os seus impulsos frente a um tratamento nada ortodoxo.

O filme trata de forma bem clara a corrente behaviorista, sendo uma ótima maneira de entender um pouco mais sobre essa teoria dentro da psicologia comportamental e discutir sua aplicação prática dentro da profissão.

Uma Mente Brilhante (2001)

O filme conta a história do brilhante matemático John Nash (Russell Crowe), que ainda jovem formulou um teorema que o destacaria para sempre. O problema surge quando Nash passa a ter alucinações e chega a ser diagnosticado com esquizofrenia. Mesmo com essas dificuldades, o brilhante matemático consegue tratar-se e, após alguns anos de volta à sociedade, é agraciado com o prêmio Nobel.

O filme aborda de uma forma ampla a esquizofrenia, desde o surgimento dos primeiros sintomas até o seu tratamento. É uma boa oportunidade para que quem estuda Psicologia possa conhecer mais sobre o assunto.

Reine sobre Mim (2007)

Alan (Don Cheadle) é um dentista que mora em Nova York e em uma bela noite reencontra Charlie (Adam Sandler), um velho amigo de faculdade. Charlie, porém, mostra-se um pouco diferente do que Alan se lembrava, apresentando comportamentos estranhos e paranoicos

Preocupado com a situação, Alan resolve aproximar-se de Charlie, e é quando descobre que o amigo perdeu toda a família nos atentados terroristas do World Trade Center. Agora, precisa de ajuda para lidar com os seus sentimentos e emoções.

O drama mostra alguns dos sinais de Transtorno de Estresse Pós-Traumático na vida de Charlie, que vivenciou eventos aterrorizantes em sua vida, sem mencionar o Transtorno Depressivo do personagem ao longo do filme. São condições mentais que devem ser muito bem entendidas ao longo da graduação em Psicologia para que os futuros profissionais da área possam ajudar os seus pacientes.

Um Método Perigoso (2011)

O longa mostra a psicanálise a partir da parceria entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen), que mudaram os rumos da psicologia, além da conturbada relação de ambos com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme é de extremo interesse para quem é estudante da área, já que narra passagens importantes da relação, vida e trabalho de 2 dos maiores nomes da psicologia.

Um Estranho no Ninho (1975)

Um clássico hollywoodiano e ganhador de vários Oscars, o filme traz Jack Nicholson no papel de Randle Patrick McMurphy, um criminoso que alega problemas mentais para se safar da prisão e acaba sendo internado em uma instituição para receber tratamento psiquiátrico.

Durante o filme, no entanto, o personagem presencia os maus cuidados recebidos pelos pacientes e a atitude abusiva de alguns profissionais do local, o que o leva a criar novas amizades e levantar a voz contra o funcionamento da instituição.

Quem gostar do filme pode ainda ler o livro que inspirou as filmagens, baseado nas experiências reais do autor ao trabalhar num centro psiquiátrico na Califórnia.

Melhor É Impossível (1997)

Mais um filme do grande ator Jack Nicholson, a história é perfeita para quem gosta de romances entre personagens complexos. Melvin Udall (Nicholson) é um escritor solitário, cheio de manias e comportamentos obsessivos que não gosta de ter sua rotina alterada.

Tudo sai do controle quando ele se vê obrigado a tomar conta do cachorro de um vizinho que foi hospitalizado e descobre que sua garçonete preferida, Carol (Helen Hunt), terá que abandonar o trabalho para cuidar do filho doente.

Pouco a pouco, essas mudanças vão forçando Melvin a ver a vida de um modo diferente e a abandonar suas limitações.

Amnesia (2000)

Após o assassinato de sua esposa, Leonard (Guy Pearce) se torna incapaz de armazenar novas memórias e tem que lidar com as consequências dessa amnésia em sua vida diária.

Ao longo do thriller, que conta parte da história de trás para frente, o personagem resolve investigar a morte da mulher para descobrir quem é o assassino e tentar recuperar sua memória. O filme é uma ótima opção não apenas para quem aprecia uma boa produção mas também para quem está interessado em entender mais sobre estresse pós-traumático e o funcionamento da memória humana.

Cisne Negro (2010)

Ganhador de vários Oscars, o filme, muitas vezes descrito como um thriller psicológico, traz Nina (Natalie Portman) e Lily (Mila Kunis) como bailarinas rivais nos ensaios para a produção da grande peça “O Lago dos Cisnes”.

Após conquistar o papel principal, Nina tem que enfrentar a dualidade de representar tanto o cisne branco, inocente e gracioso, quanto o cisne negro, sensual e astuto, ao mesmo tempo em que lida com a grande pressão de uma mãe ex-bailarina superprotetora e de suas próprias expectativas de atingir a perfeição na dança.

Louca Obsessão (1990)

O filme conta a história de Paul Sheldon (James Caan), um autor que é socorrido após um acidente de carro por sua fã número um, Annie Wilkes (Kathy Bates). O que inicialmente se apresenta como caridade e bondade, no entanto, logo se transforma em um fanatismo exagerado com aprisionamento e abuso físico.

Baseado em um livro de Stephen King, o filme rendeu um Oscar para Kathy Bates e eternas discussões sobre a mente sadista da personagem.

O Quarto de Jack (2015)

Jack (Jacob Tremblay) é uma criança saudável e animada de 5 anos que recebe os cuidados amorosos de sua mãe Joy (Brie Larson), vivendo com ela trancafiado a um pequeno quarto.

Apesar das tentativas de proteger o filho da realidade abusiva e opressora da situação, a curiosidade de Jack força Joy a criar histórias fantasiosas que justifiquem sua vida e acaba levando a uma tentativa de fuga.

Além de discussões sobre o amor e o cuidado materno, o filme mostra ainda como o ser humano reage a situações de estresse extremo e como pode ser difícil se readaptar à realidade.

Boyhood (2014)

Com uma direção impecável de Richard Linklater e filmagens por mais de 12 anos, Boyhood nos conta a história de Mason (Ellar Coltrane), um garoto comum que tem que lidar com o divórcio dos pais (Ethan Hawke e Patricia Arquette) e as mudanças trazidas com cada fase do desenvolvimento infantil e adolescente.

Para os interessados em psicologia infantil, o filme é uma obra-prima imperdível!

Bicho de Sete Cabeças (2001)

Para não deixar de vangloriar as boas produções do cinema nacional, Bicho de Sete Cabeças traz Rodrigo Santoro como Neto, um personagem que tem uma relação difícil com seu pai Wilson (Othon Bastos).

Após diversas discussões e desavenças, a descoberta de um cigarro de maconha faz com que Neto seja mandado para um manicômio, onde tem que lidar com o sistema do hospital psiquiátrico sem perder completamente sua sanidade.

O filme é baseado no livro Canto dos Malditos, uma autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno, e retrata a realidade dos antigos manicômios brasileiros. A obra instigou discussões sobre saúde mental no país e contribuiu para a mudança nas instituições de cuidados de pessoas com doenças psiquiátricas.

Up — Altas Aventuras (2009)

Após a morte de sua esposa, Carl Fredericksen decide abandonar tudo e ir em busca de uma aventura no Paraíso das Cachoeiras, um lugar de incrível beleza natural amado por sua esposa durante toda a vida.

Durante o percurso, o Sr. Fredericksen conta com a ajuda de Russel, um garoto escoteiro empolgado com a vida, e de Dug, um cachorro falante, que forçam o velhinho a se meter em problemas e a abandonar seus planos originais.

Embora seja uma animação infantil, o filme levanta com muita sensibilidade discussões a respeito do luto após a morte de um ente querido e da importância das relações entre gerações e da criação de novas amizades.

Esses são 17 filmes obrigatórios para os estudantes de Psicologia entenderem e se apaixonarem um pouco mais por essa instigante área do conhecimento. Se gostou das nossas dicas, deixe um comentário no post compartilhando suas ideias conosco e corra para preparar a sua pipoca!

Imagem: Inside Out (Disney/ Pixar). Fonte: bit.ly/564.ref

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário