Que o marketing está em alta todo mundo sabe. As empresas estão cada vez mais investindo nesse setor e os bons resultados são visíveis. Para acompanhar esse crescimento, é preciso se atualizar sempre e ficar por dentro das tendências de marketing.

A questão é que são muitas novidades. A cada minuto aparecem novas tecnologias e estratégias mais eficientes de se desenvolver as ações de marketing. E você não pode ficar para trás! É importante estar sempre atualizado para se manter no mercado e melhorar seu desempenho profissional.

Por isso, vamos, neste post, elencar as 7 principais tendências de marketing para este ano! Confira e fique por dentro do que vai  estar em alta nas empresas!

1. Uso da publicidade nativa

A publicidade nativa é uma das principais estratégias para que o público chegue a uma empresa de maneira mais eficiente. Isso quer dizer que, ao invés de interromper os consumidores quando eles não estão muito a fim, as empresas buscam uma interação que seja benéfica para os dois lados.

As publicações são inseridas em um canal de maneira natural, sem interferir na experiência do usuário. Ou seja, não é nada invasiva. Além disso, a publicidade nativa traz, de fato, conteúdo relevante. Não é puramente um anúncio.

Afinal, o objetivo é também dialogar com as pessoas que navegam pelas páginas onde ela está inserida. Dessa forma, a aquisição de produtos e a contratação de serviços acaba sendo uma consequência natural da comunicação.

2. Foco na busca orgânica

Você já deve ter reparado que, ao fazer uma busca no Google ou outro site de busca, primeiro aparecem os anúncios e depois outros resultados, não é mesmo? Esses outros resultados, que ficam no meio da página, são considerados naturais ou orgânicos.

É muito comum que as pessoas pulem os anúncios ou mesmo os bloqueiem. Raramente, os usuários clicam em links patrocinados. Por isso, a tendência agora é ter como foco posicionar bem os sites na chamada busca orgânica. 

Para isso, é necessário utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que buscam melhorar o posicionamento na busca orgânica por meio do uso de palavras-chaves.

3. Migração para plataformas mobile

Já faz algum tempo que o acesso à internet por smartphones ultrapassou o uso pelos desktop. Ou seja, não tem como mais deixar de lado das estratégias de marketing o desenvolvimento de sites mobile. 

A tendência são os sites adaptáveis, que ofereçam uma boa experiência aos usuários também pelos smartphones. Já reparou que, algumas vezes, você acessa determinada página pelo celular e não consegue navegar e obter as informações facilmente? Então, é isso que não pode acontecer com seu site!

A versão mobile é pensada para que o conteúdo e o layout sejam adaptados para uma tela menor, no caso, de um smartphone. O ideal é que a página não demore a carregar, permita uma navegação fácil e intuitiva e possibilite uma boa interação entre empresa e usuário.

4. Tendência de marketing para boas ações

Os clientes estão mais preocupados em pesquisar a imagem das empresas antes de fechar qualquer negócio. Além da oferta de produtos, serviços e experiências, o papel social também tem chamado a atenção.

Empresas que buscam de alguma forma contribuir com as causas sociais que mais preocupam a sociedade em determinado período se destacam no mercado. Afinal, os consumidores são criteriosos e exigentes em relação ao posicionamento das empresas diante dos problemas que a sociedade enfrenta.

Textos de landing pages que incentivam doações para determinada organização, transparência nos negócios e campanhas que valorizem e respeitem as diversidades são exemplos de boas ações de marketing que estarão em alta em 2017.

5. Utilização de vídeos online 

Se os textos que utilizam as técnicas de SEO são uma ótima estratégia para deixar a empresa bem posicionada nos sites de busca, os vídeo são uma ótima opção para manter uma boa comunicação com o público. Eles podem, por exemplo, facilitar o entendimento de assuntos mais complexos.

Os vídeos são uma opção diferenciada para se comunicar com o público. Por meio deles, é possível apresentar melhor os produtos e serviços que a empresa oferece, mostrando detalhes que não ficariam tão claros por meio de textos. Além de ser, também, uma maneira mais eficiente de tirar dúvidas, dar explicações e aumentar o engajamento.

Pesquisas já têm apontado essa tendência do uso de vídeos. Um estudo da Syndacast estima que o acesso a vídeos serão responsáveis por 74% do tráfico na internet em 2017. Ou seja, esse é um meio de comunicação que tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas. 

6. Uso estratégico do Big Data

Obter e sistematizar o maior número de informações sobre o negócios é um dos principais passos para o sucesso de empresas. No caso das estratégias de marketing, isso é essencial para um bom trabalho.

Conhecer bem o perfil e os hábitos do público e também a forma com que ele interage com o conteúdo que é produzido serve de base para o planejamento das ações de marketing. E é aí que vem a importância do Big Data.

Como o próprio nome sugere, o Big Data é o levantamento de diversos – e grandes – dados que são de interesse para a empresa. Estão incluídas aí informações como que tipo de buscas o potencial cliente faz, quais são os assuntos de interesse deles e o que ele precisa. Isso faz com que as ações de marketing sejam mais certeiras e atinjam positivamente o consumidor.

7. Integração do marketing com a equipe de vendas

Uma das tendências principais para 2017 é a integração entre as equipes de marketing e vendas. Além de otimizar os recursos, articular esses dois setores da empresa tem trazido bons resultados de vendas.

O levantamento de dados sobre o público prioritário que a equipe de marketing faz é muito útil para o trabalho de vendas, que lida diretamente com o cliente. Se as informações forem compartilhadas, a equipe de vendas conhecerá melhor os clientes e poderá fazer uma abordagem mais eficiente.

Para isso, é importante não fomentar a rivalidade entre as duas equipes. Reconhecer o valor das duas e deixar claro que os bons resultados são mérito dos dois setores já é um excelente começo!

E, aí, gostou de saber um pouco mais das principais tendências de marketing para 2017? Então, acompanhe nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos como esse. Sempre postamos informações que podem te interessar no Facebook e Twitter.

 

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