A definição de qual carreira seguir deve ser feita com critério e planejamento, seguindo algumas características da sua personalidade. É claro que é possível desenvolver habilidades e conhecimentos ao longo do curso, mas nossas aptidões funcionam como excelentes indícios de qual caminho deveríamos seguir e facilitam bastante essa jornada.

Entre as suas características estão a habilidade para negociar e o gosto por transformações? Então pode ser que o curso de Ciências Políticas seja para você! Se interessou? Então continue lendo e confira mais sinais de que esse é o seu caminho:

Você tem habilidade para negociar

É a sua capacidade de persuasão, de entender as necessidades da outra parte e de criar soluções que atendam ao conjunto da obra, que te credencia como negociador. O interessante é que “ganhar” uma negociação não se trata apenas de fazer com que o outro desista da sua posição, por insistência ou ameaça. Na verdade, negociar significa encontrar soluções que melhoram a vida das partes e de terceiros, tais como família, amigos, colegas de escola, trabalho e sociedade como um todo.

Você é apaixonado por transformação

Você gosta de ajudar as pessoas? Ainda que indiretamente, sempre tentou levar seus amigos e colegas a um outro nível de vida? Motivou várias pessoas a buscarem realizações, ainda que pequenas, que traziam satisfação e melhora na autoestima? Transformação é transformação, independentemente do tamanho da mudança.

Pois bem, a paixão por ajudar pessoas a se transformarem e elevarem seus padrões culturais, sociais e econômicos tem tudo a ver com Ciências Políticas. A área tem características macro, abrangendo política internacional e interna, em termos de Nação, e mais específicas, considerando estados e municípios.

A globalização já faz parte do seu cotidiano

Amizades, relacionamentos duradouros, trabalho e lazer: com a ajuda da tecnologia, essas atividades não são mais limitadas pela distância. Trabalhar para empresas em outros países sem deixar o Brasil já é realidade para muitos profissionais. Criar e manter amizades com pessoas de outros países também não é mais nenhuma novidade.

A globalização deixou os grandes mercados e invadiu o dia a dia das pessoas, incluindo seu bem-estar, anseios, dificuldades, sonhos e projetos. E quando falamos em milhões e bilhões de pessoas, não existe maneira melhor de transformar e ajudar senão pela política. Assim, se você tem um perfil globalizado, o curso de Ciências Políticas é para você.

Você tem um enorme gosto por História

Lembra-se das aulas de história, quando você visualizava situações de guerra, jogo de poder, traições, manifestações culturais e políticas quando ouvia ou lia os acontecimentos? Já imaginou se os eventos tivessem sido diferentes, o quanto nosso mundo teria sido impactado? Já pensou em viajar no tempo e mudar o passado de forma a alterar o futuro?

Se essas situações hipotéticas lhe parecem um exagero, apenas pense se você se vale do passado para melhorar seu presente e futuro. Essa valorização da História, às vezes despercebida, lhe confere atributos de sabedoria capazes de mudar a si mesmo. E existe melhor maneira de mudar o mundo do que começando por si mesmo?

Você é capaz de lidar com os grandes players

Globalização, e-commerce, fusões e aquisições são termos muito frequentes quando se fala de mercado. No Brasil, tanto a importação quanto a exportação deixaram de ser negócios de “peixe grande”.

Fato é que dia após dia os grandes players adquirem controle sobre outros grandes, ficando ainda maiores. Setores tais como automotivo, mineração, internet, comunicações e muitos outros são exemplos recentes dessa tendência.

Profissionais com formação em Ciências Políticas são muito procurados para trabalhos de consultoria, e a tendência é que em um futuro próximo as grandes companhias contratem esses profissionais em regime full time, devido às necessidades de negociação e penetração em governos de países com culturas diversas. As estratégias do jogo do poder que vemos em filmes nada mais são que retratos da realidade vivida em grandes corporações, tanto mundo afora quanto no Brasil.

As necessidades sociais são uma de suas preocupações

Todos conhecemos as inúmeras necessidades sociais presentes no dia a dia dos brasileiros — se não as vemos diariamente, ouvimos ou lemos nos noticiários aos montes. Já mencionamos que a melhor maneira de atender a essas necessidades é por meio de política. Se o tópico anterior lhe pareceu muito distante de sua realidade, pense em seu município e estado.

Em que aspectos os governos municipais e estaduais deixam a desejar? Se você se lembrou de algumas necessidades, ou de falhas de tantos governos que já passaram por sua cidade e estado, saiba que um profissional de Ciências Políticas é a pessoa indicada para assessorar as secretarias municipais e estaduais, orientando sobre soluções e saídas para estas dificuldades.

Você tem vocação para Economia

Alguma vez você já teve a curiosidade de entender o processo inflacionário? Qual é sua origem, que consequências traz para a economia do país e de sua família e como driblar o dragão da inflação? Já procurou entender o que significa o “custo Brasil”? Quantas vezes já ouviu as palavras “superávit” e “déficit”, ao ponto de nem precisar mais buscar pelas definições em algum dicionário ou com alguém da área?

Essas questões demonstram mais que interesse pela teoria e traduzem um gosto especial por Economia, que, ao contrário do que se pensa, tem mais a ver com política do que com fórmulas matemáticas. Elas existem, é claro, mas servem de suporte para o cerne da economia: a política.

Todos sabemos que falar em política no Brasil é delicado. Mas, para mudar esse cenário, é preciso que as pessoas com as características que citamos aqui se proponham a seguir a carreira com persistência, ética e responsabilidade.

Por isso, este texto é dirigido a um futuro repleto de perspectivas, sonhos, ideais e energia, que você representa e tão bem vivencia. Porque sonho sem ação se dissipa. Ação sem sonho é calculista e fria. Unir sonho e ação, gerando visão para o futuro e possibilidades de mudança, isso é o que o mundo precisa.

Gostou do conteúdo? Temos muito mais para você! Siga-nos nas redes sociais!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário