O trabalho temporário sempre foi uma ótima opção de fim de ano para os brasileiros. Afinal, por essa época o comércio precisa de muito mais funcionários para dar conta do aumento das vendas de Natal.

Entretanto, à medida que esses trabalhadores e as empresas que os contratam vêm percebendo os benefícios desse tipo de contratação, a oferta de vagas deixa de acontecer só no final do ano e receber trabalhadores temporários passa a fazer parte do dia a dia dessas empresas.

Se você precisa daquele dinheirinho extra para ajudar a pagar faculdade, com certeza, temos boas novidades para você. No texto de hoje, vamos te dar 7 ótimos motivos para aceitar um trabalho de férias, melhorar o seu currículo, adquirir experiência de trabalho e de vida. Leia até o fim:

1. O trabalho temporário te prepara para a sua área

Por lei, esse tipo de contrato pode durar, no máximo, 9 meses. O mais comum, no entanto, são os contratos trimestrais, que caem como uma luva para os estudantes que pretendem trabalhar nas férias de fim de ano.

Se você conseguir encontrar uma proposta de trabalho que coincida com a área na qual estuda, vai poder desfrutar de uma oportunidade sem igual nesse tempo. Além de melhorar suas finanças, ainda vai conseguir a tão sonhada primeira experiência que tanto aflige os estudantes que terminam a faculdade.

Se uma chance como essa aparecer para você, não desperdice! Mais adiante neste texto, vamos te mostrar quantas vantagens você ainda pode ter, se conseguir um emprego temporário na sua área. Mas fique sabendo que outros tipos de emprego também são de grande valia:

2. Faz com que você se torne mais flexível com experiência fora da sua área de atuação

Trabalhar numa área diferente daquela que você escolheu quando fez vestibular também pode ser uma ótima experiência. Afinal, as habilidades aprendidas em um emprego temporário sempre ajudam, de uma forma ou de outra. Elas criam, inclusive, um diferencial competitivo que pode ser muito útil no futuro.

Pense que vivemos em um tempo em que as empresas começam a buscar funcionários mais polivalentes. Ou seja, elas já se deram conta de que não é apenas a especialização que constrói um grande profissional.

Valorize o conhecimento que adquirir fora da sua área de atuação e aproveite para desenvolver algumas habilidades que são apreciadas em todos os tipos de trabalho: proatividade, iniciativa e espírito de equipe!

3. Cria boas relações

O networking vai ser fundamental para o futuro da sua profissão. Que tal começar agora mesmo, no seu trabalho temporário, a conhecer pessoas e estabelecer com elas boas relações que podem te valer uma importante indicação daqui a um tempo?

Vale lembrar que o fato de o emprego provisório não ser na sua área de atuação não significa que lá você não vá conhecer alguém da sua área. Fique atento, passe uma impressão positiva e aproveite as oportunidades.

4. Trabalhos temporários pagam melhor

Faça uma pesquisa entre alguns colegas que aproveitam o período de férias para trabalhar: não vai ser difícil você constatar que os trabalhos temporários têm remunerações mais altas que empregos comuns, nos regimes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) — os famosos trabalhos “de carteira assinada”.

Isso se deve ao fato de que há menos impostos e burocracia em contratos mais curtos, o que permite ao empregador remunerar melhor os seus funcionários, ainda que por pouco tempo. Aliás, é sobre a burocracia que vamos falar agora:

5. Conseguir um trabalho temporário é menos burocrático

A sensação de conseguir um bom emprego fixo é muito boa. Mas, antes de ela acontecer, você deve passar pela análise de currículo, um batalhão de entrevistas, etapas e mais etapas de um processo de seleção.

Por outro lado, como os empregos temporários devem cumprir uma demanda muito mais rápida — como o aumento das vendas de Natal — o seu processo de contratação é bem simplificado.

Além disso, 3 meses depois, quando as férias acabarem e você tiver que recomeçar os estudos, não vai ser necessário enfrentar nenhum tipo de burocracia para se desligar do emprego. Já imaginou se você tivesse que cumprir um mês inteiro de aviso prévio antes de sair da empresa? Isso com certeza iria influenciar negativamente nas suas notas, no final do semestre.

6. Trabalhos temporários melhoram o seu currículo

Já que falamos sobre as diversas etapas de um processo de seleção, vale a pena falar sobre como um trabalho temporário melhora o seu currículo também. Essa é, com certeza, a etapa mais difícil de vencer num processo como esse. Quem nunca passou pela situação de entrar em contato com várias empresas e não receber nenhuma resposta?

Quando você tem pouca experiência, fica difícil criar um currículo interessante e, nessa hora, os trabalhos temporários — mesmo que não sejam daquela área que você escolheu como profissão — ajudam muito.

Por meio deles, você mostra para a pessoa que vai avaliá-lo que, embora ainda não tenha trabalhado na área daquela vaga, já está familiarizado com as dinâmicas de uma empresa e já desenvolveu algumas das habilidades de que falamos no item 2 deste artigo.

Resumindo: empregos temporários são uma excelente forma de começar no mercado de trabalho!

7. Um trabalho temporário é uma experiência de vida

No fundo, o trabalho temporário é um aprendizado e tanto. Se conseguir um, tenha certeza de que você vai fazer boas amizades, experimentar uma forma de sair da rotina dos estudos e viver uma realidade nova, começando a compreender o que é ter seu próprio dinheiro e poupar.

Se tiver a mente aberta, ele vai ser a maneira perfeita de você se preparar para virar uma página na sua vida, levando-a de forma adulta, livre — já que quem paga as próprias contas também pode decidir sozinho o que vai fazer e quando — e, principalmente, cheia de novidades.

Não vai ser difícil de, ao terminar esse ciclo de trabalho provisório, você olhar para trás e se dar conta de que procurou um trabalho para ganhar um dinheiro para pagar a faculdade e encontrou uma baita experiência de vida. Nada mal viver algo assim, não é mesmo?

E já que o tema do artigo de hoje foi o trabalho temporário, você pode aproveitar para se aprofundar nos assuntos relacionados e ler o nosso post 7 habilidades acadêmicas mais valorizadas no mercado de trabalho. Ele vai te ajudar a se preparar para o emprego temporário e também para todos os outros tipos de trabalho!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário