Nada melhor do que descansar nas férias e aproveitar o tempo livre, certo? Colocar as séries em dia, tomar um sol, sair com os amigos…  Mas quem disse que ler também não é uma excelente maneira de descansar e aproveitar?

Não estamos falando dos livros pesados da faculdade! No post de hoje, selecionamos 7 livros leves e interessantes para você ler durante as férias. Dá uma olhada:

O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupéry

O primeiro livro da lista é um clássico da literatura juvenil, mas conquista todas as faixas etárias com sua história simples e valiosas lições. Um pequeno príncipe de cabelos dourados convida o leitor a olhar atentamente para o mundo em que vivemos.

O que torna essa leitura tão leve é o fato de que importantes reflexões são levantadas a partir do ponto de vista inocente de uma criança. A história deixa marcas em todos os leitores por meio de mensagens otimistas sobre simplicidade e sobre amor ao mundo.

Sobre o autor: Antoine de Saint-Exupéry foi escritor, ilustrador e piloto francês, nascido em 1900 em Lyon. A primeira edição de O Pequeno Príncipe é de 1943. Logo após a publicação, Saint-Exupéry embarcou para a África para lutar pela França contra o exército Alemão, mas não retornou de sua última missão, em 1944.

Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes é um importante personagem da literatura inglesa. Aparece em cerca de 60 obras de Conan Doyle, sendo quatro romances e mais de 50 contos organizados em cinco livros.

Famoso por utilizar o método científico e a lógica dedutiva para solucionar seus casos, Sherlock é um investigador do final do século XIX e início do século XX, capaz de desvendar crimes que nem mesmo a Scotland Yard conseguiu. Acompanhado de perto pelo médico e amigo Dr. Watson, Holmes é extremamente perspicaz e inteligente e suas aventuras são sempre descritas pelo fiel companheiro.

A leitura vale a pena, não importa qual livro você escolheu ler, porque a narrativa é atraente e envolve o leitor até o final, criando expectativas e surpreendentes desfechos.

Sobre o autor: Sir Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1859 e foi um importante escritor e médico britânico. Apesar do sucesso do personagem, Conan Doyle não gostava de escrever as histórias de Sherlock, pois considerava o romance policial como literatura de segunda classe. Faleceu em julho de 1930.

As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia são uma série de sete romances do autor irlandês C. S. Lewis, escritos entre 1949 e 1954. O volume único da coleção é facilmente encontrado, especialmente depois do lançamento dos filmes, com três das histórias adaptadas para o cinema.

Com exceção de uma história (O cavalo e seu menino), as obras têm como personagens principais crianças do nosso mundo. Elas descobrem Nárnia, um mundo mágico, e em cada livro vivem uma aventura diferente, porém contínua. Você pode escolher ler a obra na sequência em que foi originalmente publicada ou na ordem em que foi escrita, o que talvez facilite na compreensão da ordem cronológica dos fatos.

As mais de 120 milhões de cópias vendidas mundialmente do clássico deixam claro o quanto a obra é fascinante. O caráter mágico e fantasioso do universo de Nárnia confere leveza à narrativa, facilitando a viagem na incrível jornada proposta por Lewis .

Sobre o autor: C. S. Lewis nasceu em Belfast, Irlanda, em 1898. Foi romancista, poeta, crítico literário, ensaísta, além de professor universitário das Universidades de Oxford e de Cambridge. Amigo pessoal de J. R. R. Tolkien, foi também um árduo defensor do cristianismo, fato intensamente refletido nas suas obras. Faleceu em Oxford em 1963.

Harry Potter, J.K. Rowling

É difícil que alguém não reconheça o nome Harry Potter, e ainda assim ele está nesta lista. Com uma incrível adaptação cinematográfica, o universo de Harry Potter é um clássico contemporâneo e delicioso de ler.

Se você assistiu aos filmes, mas não se dedicou à leitura dos sete volumes que contam a história do bruxo, saiba que vale muito a pena mergulhar novamente no mundo de Hogwarts. O livro traz mais detalhes e explicações que o cinema. E este é um diferencial da leitura: a história fica ainda mais interessante com cada pormenor que a autora propositalmente descreveu.

Sobre a autora: Joanne Rowling nasceu em julho de 1965 em Yate, Inglaterra. Formada em Francês e Línguas Clássicas na Universidade de Exeter, foi nomeada pela Forbes como a primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros, além de ser a segunda artista feminina mais rica do mundo. Seu nome foi retirado da lista de bilionárias em 2012, depois de uma enorme doação feita pela autora.

A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson

A Ilha do Tesouro é mais um clássico. Escrito em 1883 por Robert Louis Stevenson, foi o primeiro livro a narrar uma história de piratas, mapa secreto e tesouro escondido em arca. Se você gosta de histórias estilo Piratas do Caribe, este livro vai te agradar!

Jim Hawkins, o protagonista, é um menino de 12 anos que mora no litoral da Inglaterra no século XVIII e começa sua aventura depois de conhecer o velho Capitão Billy Bones. A leitura é leve, mas a narrativa prende a atenção em um ritmo interessante que faz o leitor querer sempre saber o que acontece em seguida. Como um bom clássico, a leitura vale muito a pena.

Sobre o autor: Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1850. Foi novelista e poeta, além de ativista político e crítico social. É considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX e entre suas mais conhecidas obras está o clássico O Médico e o Monstro. Morreu em Vailima, nas Ilhas Samoa em 1894.

Steve Jobs: A Biografia, Walter Isaacson

Escrever a biografia de Steve Jobs não é uma tarefa fácil, mas foi executada com perfeição por Walter Isaacson. O autor foi convidado pelo próprio Jobs, depois de ter escrito as histórias de Albert Einstein e Benjamin Franklin.

Isaacson descreve logo na introdução que esse livro conta da vida cheia de altos e baixos, além da “personalidade intensa e abrasadora de um empreendedor criativo” capaz de revolucionar as indústrias dos computadores pessoais, dos filmes de animação, da música, dos telefones, dos tablets e da publicação digital.

A obra é extremamente interessante, embora não seja a mais leve das que constam nesta lista. Mas é bastante sincera — Isaacson deixa claro que Jobs influenciou muito pouco na maneira como a história foi escrita e publicada. A leitura vale a pena e a inspiração por esse homem tão controverso, também.

Sobre o autor: Walter Isaacson nasceu em Nova Orleans, Estados Unidos, em 1952. É jornalista e escritor. Já foi diretor-geral do Instituto Aspen, presidente da CNN e editor executivo da revista Time, além de ser autor de importantes biografias, como a de Benjamin Franklin.

Repeteco, Bryan Lee O’Malley

O último livro desta lista é uma graphic novel (ou romance gráfico), ou seja, uma história narrada por meio de quadrinhos. Repeteco, lançado originalmente com o nome de Seconds, conta a história de Katie, uma chefe de cozinha muito talentosa.

Em um único dia ela percebe que o restaurante dos seus sonhos não vai sair do papel tão cedo, que sua paquera não está indo bem, sua melhor funcionária se machuca e seu ex-namorado charmoso e bonitão reaparece. Munida de muita boa intenção e de misteriosos cogumelos, Katie tenta resolver todos os conflitos de sua vida, se envolvendo em uma trama cada vez mais complicada.

Utilizando um traço simples e com muito bom humor, Bryan Lee O’Malley mostra com suavidade uma história que poderia ser a de qualquer pessoa comum, trazendo algumas reflexões sobre como vivemos nossos sonhos e como buscamos a perfeição em tudo. Lançado em 2014, Repeteco foi muito aguardado pelos fãs e recebeu vários elogios da crítica especializada.

Sobre o autor: Bryan Lee O’Malley nasceu em Ontário, Canadá, em 1979. Começou a estudar na Universidade de Western Ontario, mas largou a faculdade de Cinema antes de terminar. É ilustrador e ficou mais conhecido após lançar a série de quadrinhos que conta a história de Scott Pilgrim, que foi adaptada para o cinema.

Com todas essas dicas de leitura tão interessantes e tranquilas, não vai ser difícil manter esse importante hábito em dia e ler durante as férias. Já sabe qual vai escolher? Então compartilhe nossa lista com seus amigos e os ajude a escolher algo interessante também!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário