Uma rotina de estudos não é nada fácil e, muitas vezes, nos vemos inclinados a desistir no meio do caminho; o conteúdo a ser aprendido costuma ser extenso e o tempo para isso, curto — sem falar, claro, nos momentos de lazer e descanso, tão necessários quanto o momento de estudo. Nesse caso, nada mais vantajoso que aproveitar seus momentos de lazer para, de quebra, se motivar. Mas como?

É comum que músicas, filmes e programas de televisão sejam preferidos para descansar, já que, normalmente, o estudante está cansado de ler tanto. Pensando nisso, selecionamos 14 filmes motivacionais que vão te ajudar a descansar e, ao mesmo tempo, darão ânimo e força para que você continue firme com seus planos de ser aprovado nos exames.

Confira!

Sociedade dos poetas mortos (1990)

A história se passa em uma escola tradicional dos Estados Unidos, no ano de 1959 e é sobre um professor de literatura, interpretado por Robin Williams, que tem um método inovador de ensinar aos alunos a pensarem por conta própria. Esse método encanta os alunos, de tal maneira que eles são incentivados a perseguir os seus sonhos, mesmo quando eles vão contra as expectativas da família.

É certamente um filme de temática estudantil, mas que serve de inspiração para a vida de qualquer pessoa, de qualquer idade, tanto pela motivação do professor quanto pelas lições de autoconhecimento e coragem dos jovens alunos!

Homens de honra (2000)

Baseada na sociedade dos anos 50, essa é a história de Carl Brashear, um homem negro que tinha o sonho de se tornar mergulhador e, para isso, se alista para a Marinha. A princípio ele se contenta com o trabalho de cozinheiro (o único permitido a negros, na época), mas, ao nadar em um dia proibido, fica sendo conhecido por sua rapidez e habilidade, sendo nomeado “nadador de resgate”. Contudo, na escola de mergulhadores, Carl encontra vários desafios relacionados ao preconceito e à burocracia militar, com a ajuda do comandante Billy Sunday (Robert De Niro).

O clássico retrata bem o reconhecimento do mérito, do esforço e da habilidade das pessoas, independente de qualquer preconceito ou padrão imposto pela sociedade.

Coach Carter – Treino para a vida (2005)

Interpretada por Samuel L. Jackson, a estrela desse filme (Ken Carter) é o dono de uma loja de esporte que passa a ser o treinador de basquete de uma escola situada na área pobre da cidade. De maneira rígida, o treinador Carter impõe regras de desempenho escolar e comportamento social para que os alunos possam participar do time, o que causa bastante resistência dos jovens. O rendimento dos alunos oscila, de modo que o treinador tem que tomar uma decisão drástica para mudar essa situação desfavorável.

Essa jornada de autoconhecimento é uma verdadeira lição para a vida, dentro ou fora do esporte, o que é impulsionado pela liderança e confiança do treinador Carter.

À procura da felicidade (2006)

Essa é a história de um pai de família — Chris Gardner (interpretado por Will Smith) — abandonado pela esposa, que não suporta mais passar por dificuldades financeiras, deixando-o sozinho com o filho de 5 anos, Christopher. Com muita luta e passando por muitos obstáculos e adversidades, Chris se esforça para manter a esperança de que dias melhores virão, enquanto tenta amenizar a situação para seu filho pequeno.

A confiança e as expectativas que o filho deposita no pai é o que mais lhe dá forças para superar os desafios.

Na natureza selvagem (2007)

Baseado em um livro sobre a vida de um personagem real, esse filme conta a história de um jovem que termina a faculdade, doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade e sai viajando pelos Estados Unidos, em busca de um sentido para a vida que transcenda a materialidade. O protagonista, Christopher McCandless, conhece várias pessoas em sua jornada, de modo que a vida de todos é modificada de alguma maneira, até que ele chega ao auge de viver isolado da sociedade, completamente sozinho.

Drama escrito e dirigido por Sean Penn, esse filme é um choque de realidade e que revela aspectos da natureza humana de uma maneira muito específica e apaixonante.

Jogos Vorazes (2011)

Esse é um drama de ficção científica que simula um futuro em que a sociedade é controlada por um regime totalitário que se entretém às custas do enfrentamento e morte dos moradores de diferentes distritos. Para salvar a irmã caçula de se tornar mais uma vítima do regime, Katniss (interpretada por Jennifer Lawrence se oferece para ser uma jogadora no lugar da pequena irmã e declara guerra contra o próprio sistema.

Os filmes retratam a importância da coragem e da perseverança na busca pelos objetivos. A saga conta com 4 filmes: excelente para uma maratona no final de semana!

Whiplash: em busca da perfeição (2014)

O filme conta sobre um jovem músico que sonha em ser renomado e o melhor baterista da sua geração. Com muito esforço e trabalho árduo, Andrew chama a atenção de um maestro e entra para a orquestra principal do conservatório da maior escola de música dos Estados Unidos. No entanto, o mestre Terence é abusivo e impiedoso com suas exigências e método de ensino, de modo que o sonho de Andrew se torna uma obsessão, comprometendo seu relacionamento familiar e amoroso.

Temos aqui um filme recente e indicado a várias premiações, que mostra um ponto de vista diferente sobre determinação e persistência na busca pelos sonhos e objetivos.

Uma lição de vida (2010)

Esse filme baseado em eventos reais conta a história de Kimani Maruge, um queniano que se matricula em uma escola primária aos 84 anos, depois que o governo anuncia a gratuidade do ensino básico.

O longa mostra a perseverança de um homem que, para aprender a ler e a escrever, tem que estudar com crianças de 6 anos de idade. O mais legal é que, além de contar a história pessoal do protagonista, o filme também conta um pouco da história do Quênia e da luta do movimento Mau Mau pela independência de seu país.

Para os estudantes, o filme é interessante porque mostra que não há limites (nem de idade!) para quem está em busca de um sonho. Além disso, reforça a mensagem de que não há vergonha nenhuma em tentar novamente depois de uma decepção.

Invictus (2009)

Outro filme que retrata uma história de superação da vida real, Invictus conta a história dos esforços do então recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela, para unificar uma nação separada por uma barreira de ódio — era a época logo após o fim do apartheid, que ainda deixava seus rastros. Para isso, ele conta com a ajuda do capitão da seleção de rúgbi, e juntos eles usam o esporte para juntar o povo africano em torno de um objetivo comum: ganhar o torneio mundial.

Vale a pena assistir esse filme porque ele mostra uma bela história sobre a importância da motivação para vencer obstáculos que, em princípio, podem parecer insuperáveis. Isso sem contar as ótimas lições sobre liderança do ex-presidente africano sobre liderança e trabalho em equipe.

Quem quer ser um milionário? (2008)

Nesse filme, conhecemos a história de Jamal Malik, um jovem de 18 anos que cresceu em uma favela de Mumbai, na Índia. Em um dos dias mais importantes de sua vida, Jamal está participando de um programa de TV que leva o nome do filme e, para ganhar o prêmio de 20 milhões de rúpias precisa acertar só mais uma pergunta.

Antes que o jovem pudesse responder a pergunta, contudo, a polícia o prende por suspeitar de uma trapaça no jogo. Para provar a sua inocência, Jamal conta como a sua vida na favela, confusões com gangues e traficantes e seu amor pela jovem Latika o ajudaram a adquirir os conhecimentos exigidos no programa.

O filme conta muito sobre como é possível tirar uma lição até mesmo das coisas ruins, utilizando as adversidades eu seu favor. Para quem está estudando para uma prova ou para um vestibular, essa é uma lição valiosíssima!

Um sonho possível (2009)

Mike é um jovem de origem humilde que é encontrado perambulando na rua por Leigh Anne Tuohy, uma chefe de família de classe média alta. Ao descobrir que Mike é colega de escola de um de seus filhos, ela o convida para passar uma noite em sua casa.

A partir daí, Mike passa a fazer parte da vida da família Tuohy. Depois de enfrentar uma vida difícil, com o apoio de sua nova família adotiva o jovem consegue descobrir o seu potencial na escola e no futebol americano.

Baseado em eventos reais, Um sonho possível deixa clara a importância de acreditar em sua própria capacidade de superação e do apoio de pessoas que te amam. Afinal, Mike já havia passado por 7 escolas diferentes até conhecer a família Tuohy e nunca havia conseguido ter bons resultados. No fim do filme, aprendemos também a importância de aproveitar oportunidades.

Apenas uma chance (2013)

Nesse filme, conhecemos um pouco da história verídica de Paul Potts. Desde criança, Paul sempre foi apaixonado por música clássica e tinha o sonho de se tornar cantor profissional.

Isso, contudo, o levou a sofrer muito bullying na escola e a encarar o descrédito do próprio pai, que não acreditava que o filho fosse ter um bom futuro como cantor de ópera. Tudo muda aos 37 anos, quando, depois de vencer o reality show Britain’s Got Talent, Paul se torna uma estrela e realiza o seu sonho de criança.

Vale a pena conferir o filme porque a trajetória de Paul Potts pode ser bastante parecida com a de muitos estudantes: até realizar o seu sonho, Paul enfrentou muitas humilhações e diversos obstáculos, alguns que inclusive vinham de dentro da própria família. A lição que fica é que, acreditando na sua própria capacidade, é possível conquistar muita coisa!

Dois filhos de Francisco (2005)

O filme brasileiro conta a história de Francisco e seus esforços para transformar dois de seus filhos em uma famosa dupla sertaneja. Apesar de viver em meio a dificuldades como falta de dinheiro, de instrução e às vezes até de comida, os filhos de Francisco superam as adversidades e encontram o sucesso como uma dupla da qual você já deve ter ouvido falar: Zezé di Camargo e Luciano.

Com esse longa, percebemos que muitas vezes desistir é o caminho mais fácil e pode com frequência parecer a única alternativa. Mas o legal do filme é que ele mostra que são as histórias como a de Francisco e de seus filhos que deixam comprovam toda a importância do apoio familiar e da persistência para alcançar o sucesso. 

Corrida para lugar nenhum (2010)

O longa Corrida para lugar nenhum é um documentário que conta um pouco sobre os traumas psicológicos de crianças e jovens americanos que foram pressionados pelas suas escolas e famílias para serem extremamente bem-sucedidos.

Nesse cenário, bastante comum nos Estados Unidos, a competitividade levada ao extremo faz com que os estudantes encarem sérias consequências, desde doenças relacionadas ao estresse e à depressão até o encaminhamento de jovens desmotivados para as universidades.

Com esse filme, veremos que, apesar de os estudos serem importantes, também é indispensável impor alguns limites e aproveitar a juventude. Se não fizermos isso, o resultado de muito estudo pode ser justamente o contrário do que esperávamos!

Em meio a tantos desafios encontrados por estudantes que se preparam para uma prova de vestibular ou concurso, é preciso manter o foco nos objetivos e na importância de alcançá-los, de maneira planejada e consciente. Portanto, no momento em que bater o desânimo, nada melhor que a arte para estimular sua força de vontade: basta escolher um dos filmes da lista acima, preparar a pipoca e aproveitar todo o incentivo e a motivação oferecidos por essas histórias!

E então, gostou da nossa seleção de filmes motivacionais? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de muitas outras dicas que vão te ajudar com seus estudos!

Imagem: Whiplash (Damien Chazelle, 2014)/Divulgação. Fonte: imdb.to/560.ref

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário