Fazer uma redação nota mil no Enem não é para qualquer um — justamente por isso, estar entre esse grupo seleto de candidatos faz toda a diferença no seu resultado final. Quem vai bem na redação aumenta consideravelmente as chances de de conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior. 

Por isso, no post de hoje compilamos alguns segredos de alunos que redigiram uma redação nota mil no Enem em anos anteriores, para você colocar em prática hoje mesmo e arrasar na redação. Confira:

Por que se esforçar para tirar uma redação nota mil?

Correspondendo a nada menos do que 20% da nota final do Enem, a redação é uma pedra no sapato de muita gente que está se preparando para fazer a prova desse ano. E não é para menos! No ano de 2014, dos 6,2 milhões de alunos que fizeram a prova, 529 mil (8,5% do total) zeraram a nota da redação. Metade desse percentual (217 mil) teve sua prova anulada devido à fuga do tema proposto. 

Por outro lado, no mesmo ano, apenas 250 pessoas no país inteiro obtiveram a nota máxima nesse quesito, o que corresponde a somente 0,004% do total de inscritos no exame. Em 2015, o número foi ainda menor: apenas 104 pessoas gabaritaram a redação. Como tão poucas pessoas conseguem alcançar essa nota, quem está entre esse grupo se destaca bastante e vê sua média geral subir bastante. Ou seja: tirar a nota máxima na redação pode ser a diferença entre conquistar a aprovação ou não!

Como alguns alunos conseguem?

Eles leem muito

Ok, essa já está batida, mas não custa nada lembrar, porque é sim, um ponto crucial. Só escreve bem quem lê bastante. É claro que redes sociais, blogs e até receita de bolo estão valendo como leitura, mas tente encontrar um tempo para ler livros e histórias com um pouco mais de conteúdo e complexidade.

Isso porque esse tipo de literatura não desenvolve apenas o seu vocabulário e conceitos gramaticais, mas também treinam sua eficiência em criar linhas de raciocínio coerentes e aumentam sua capacidade argumentativa. E adivinha um dos pontos que diferencia os alunos nota mil na redação dos demais? Exatamente, a capacidade de coesão e argumentação.

Por isso, deixe a preguiça de lado e tire a poeira daquele livro que está esquecido na estante. Acredite, você vai gostar muito mais do que imagina!

E também treinam muito

Imagine se você se inscrevesse para competir em uma prova de corrida, por exemplo, e chegasse no dia da competição sem ter se preparado? Obviamente, seu desempenho não seria dos melhores. Pois com a redação é a mesma coisa.

Todos os alunos que fizeram uma redação nota mil no Enem contam que escreviam, no mínimo, uma redação por semana como treino. Imagine a quantidade de textos escritos em 6 meses.

Por isso, mãos à obra! Selecione temas propostos nos anos anteriores e escreva redações com frequência. Solicite que algum professor do cursinho ou da escola as corrija. Se você estuda sozinho em casa, peça para que alguém em cujos conhecimentos você confie faça uma leitura crítica dos seus textos. Mesmo que você se considere ruim na escrita, será impossível não se aprimorar com o tempo.

Eles sabem o que está ocorrendo no país e no mundo

Essa é outra dica que todo mundo já conhece, mas que pouca gente põe em prática. Os temas propostos na redação do Enem quase sempre estão relacionados com fatos, acontecimentos e discussões atuais, que acontecem ou aconteceram no ano anterior à prova. Por isso, quem deseja tirar nota mil tem que estar atualizado.

Acostume-se a ler jornais, revistas e sites de notícia diariamente. Saiba o que está sendo discutido a nível nacional e mundial. E o mais importante: tenha uma opinião formada sobre tais assuntos, sabendo argumentar e defender seus pontos de vista coerentemente.

Eles conhecem as regras da redação do Enem

A redação do Enem tem que ser redigida conforme algumas regras, contidas no edital do exame. São 5 as competências avaliadas pelos corretores, e quem tira a nota máxima conhece-as direitinho e põe em prática na hora do vamos ver. Confira quais são elas:

  • Domínio da norma padrão da língua escrita;

  • Compreensão da proposta;

  • Capacidade de organizar e relacionar informações;

  • Construção da argumentação;

  • Capacidade de elaborar proposta de intervenção ao problema exposto (preste atenção nessa, tem muita gente que esquece, hein?).

Eles estudam teóricos e filósofos de Ciências Humanas

Poucos estudantes colocam essa dica em prática. A verdade é que embasar suas opiniões e argumentos citando teorias de filósofos e sociólogos de renome, relacionando-as com o que você tem a dizer, conta muitos pontos.

Ao fazer isso, você demonstra que tem conhecimento sobre o assunto e que consegue traçar uma linha de raciocínio coerente entre o que esses pensadores disseram com as suas próprias opiniões (mesmo que elas sejam opostas).

Mas atenção: de nada adianta sair citando frases famosas sem o menor critério nos textos. Toda e qualquer menção a teorias e fatos históricos que você fizer em sua redação deve que estar conectada com o tema e com o que você tem a dizer.

Eles aplicam a técnica do “texto circuito”

Quase todo mundo sabe que a redação do Enem, e de muitos outros vestibulares, tem que ser estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas você conhece o método do “texto circuito”? 

O “texto circuito” é uma maneira de desenvolver seu raciocínio de forma que as 3 partes da redação estejam conectadas: a introdução com o desenvolvimento, o desenvolvimento com a conclusão e a conclusão com a introdução, formando um “circuito” fechado.

Para fazer isso, exponha a problemática na introdução, exponha seus argumentos no desenvolvimento, e conclua dando uma solução para a problemática citada lá no início (nessa parte, você já utiliza a 5ª competência avaliada, que é elaborar a proposta de intervenção ao problema exposto). Sensacional, não é?

Colocando em prática esses 6 segredos dos alunos que fizeram uma redação nota mil no Enem, suas chances de arrasar nessa parte da prova aumentarão muito! Não perca mais tempo, comece agora mesmo. Sua vaga na universidade está esperando por você!

E aí, gostou desse post? Ele foi útil para você? Então talvez você tenha interesse em baixar o nosso ebook gratuito sobre como ser aprovado no vestibular, com muitas outras dicas e segredos para você conquistar de vez sua vaga na faculdade!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário