Embora pareça simples, estudar é uma atividade que requer estratégia e uma boa dose de dedicação. Algumas pessoas, justamente nos momentos em que mais precisam de concentração nos estudos (como nas vésperas de provas), acabam cometendo certos deslizes que atrapalham bastante a performance acadêmica. Mas que deslizes são esses?

Hoje, você vai conhecer alguns dos grandes sabotadores quando o assunto é estudar e vai descobrir maneiras simples de ter uma melhor concentração. Confira:

Falta de organização

A desorganização é um dos mais graves fatores que podem prejudicar sua concentração nos estudos.

À primeira vista, pode parecer que a organização do ambiente não tem muita relação com sua capacidade de se concentrar. Porém, saiba que estudar em um ambiente caótico, com muitas coisas espalhadas, pode fazer seu cérebro de distrair do que deveria ser seu foco principal de atenção, seus estudos. Isso faz com que você perca sua linha de raciocínio e, claro, preciosos minutos até conseguir ater-se novamente àquilo que está sendo estudado.

Por isso, antes de começar a estudar, dê uma “geral” no ambiente: arrume sua mesa, jogue fora ou guarde o que não for usar e mantenha à mão tudo aquilo que poderá ser útil durante sua sessão de estudos.

Além da organização física, é importante ter um cronograma de atividades organizado. Muita gente não define horários específicos para cada um de seus afazeres e, enquanto está fazendo uma coisa, acaba se distraindo pensando em outra que deveria estar sendo feita. Para evitar isso, especifique quais serão seus horários de estudo e dedique-se completamente ao cronograma que você criou.

Deixar para estudar na última hora

Se você é do tipo que deixa para estudar na última hora, saiba que está colaborando para que seus níveis de concentração fiquem bem abaixo do desejável.

Para que você consiga se concentrar como se deve, é preciso que seja capaz de estudar com calma e tranquilidade, e é absolutamente impossível fazer isso caso você saiba que sua prova é amanhã e ainda há uma quantidade sem fim de assuntos para aprender. O estresse, a ansiedade e o desespero não deixarão espaço para que você se concentre.

Por esse motivo, uma das estratégias mais inteligentes para quem quer ter um bom desempenho acadêmico é estudar um pouco por dia. Sem pressão, você vai se manter mais concentrado e assim conseguirá alcançar seus objetivos.

Estudar em condições desfavoráveis

A necessidade faz algumas pessoas estudarem, por exemplo, em pé, dentro de um ônibus sacolejante, segurando uma mochila pesada e em um calor de matar. Ou de madrugada, lutando contra o sono depois de um dia intenso de trabalho. Mas, entenda: condições desfavoráveis prejudicam muito sua concentração nos estudos.

Para estudar de modo satisfatório, é preciso que você tenha um mínimo de conforto, pois, caso contrário, outras necessidades falarão mais alto. Por isso, antes de começar a estudar, se possível, procure um lugar confortável, bem iluminado, arejado e silencioso. Antes de iniciar sua maratona de estudos, atenda às suas necessidades fisiológicas: alimente-se, utilize o banheiro, beba água e esteja descansado. Isso fará com que você consiga encarar um ritmo mais intenso de estudos e impedirá que você se distraia com facilidade.

Se deixar levar pelas distrações

Concentrar-se é ser capaz de focar em uma atividade e não deixar que outras coisas desviem você de seu objetivo. Porém, em um mundo como o nosso, em que tantas tentações disputam nossa atenção, pode ser difícil manter-se completamente focado nos estudos.

Quando for estudar, é preciso entrar em um estado mental de dedicação e concentração. Isso quer dizer que você:

  • não vai conferir seu celular a cada 5 segundos para ver se chegaram novas mensagens ou ligações;

  • não vai navegar à toa pela internet gastando seu tempo com bobagens;

  • não vai assistir vídeos e mais vídeos de humor só com a desculpa de que você precisa de um pouco de descontração;

  • não vai checar suas redes sociais enquanto não terminar de fazer o que tem que ser feito.

Mantenha-se distante do celular, redes sociais, televisão e outras coisas que possam distraí-lo enquanto você estuda. Se eventualmente a campainha ou o telefone tocarem, e você precisar interromper seus estudos por alguns minutos, procure ser breve e em seguida retome o foco.

Não saber definir prioridades

Como tudo na vida, definir prioridades é essencial quando você for estudar. O que você você considera mais importante: cumprir seu cronograma de estudos e obter uma excelente nota naquela prova tão importante ou passar longas horas jogando conversa fora com seus amigos?

Veja bem, manter vivas as suas amizades, exercitar-se, ter momentos de descanso, cultivar um hobby: tudo isso é fundamental para uma vida equilibrada. Porém, cada coisa tem seu momento, e é preciso que você esclareça para si mesmo quais são as prioridades em sua vida. Isso o fará enxergar com mais clareza quais são seus objetivos e o manterá concentrado em suas tarefas.

Estudar por horas a fio, sem fazer pequenas pausas

Um dos grandes erros que podem atrapalhar sua concentração nos estudos é estudar por horas e horas sem realizar pequenos intervalos. Nosso cérebro não consegue manter-se atento ao mesmo assunto por um período muito longo; por isso, enquanto você estuda, é interessante realizar pequenas pausas regulares.

Estabeleça uma meta a ser atingida: pode ser a leitura de algumas páginas de um livro ou a realização de alguns exercícios, por exemplo. Depois de alcançar o objetivo, levante-se, faça uma curta caminhada, lave o rosto — enfim, faça algo que o ajude a relaxar e preparar-se para os próximos minutos de concentração.

Como você percebeu, existem alguns erros que quase todo mundo comete e que podem atrapalhar de forma significativa sua concentração nos estudos. Assim, para que você possa se tornar alguém mais focado, é essencial conhecer tais deslizes, pois isso o ajudará a desenvolver estratégias para evitá-los!

Curtiu o texto de hoje? Esperamos que você se mantenha cada vez mais concentrado em seus estudos! Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos que o ajudarão a se tornar um estudante cada vez melhor!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário