Vivemos em meio a uma infraestrutura urbana complexa, repleta de prédios, pontes, casas e avenidas. Você já parou para pensar que, sem os conhecimentos de um engenheiro civil, nada disso seria possível? Afinal, é pelas mãos desses profissionais que esses e tantos outros projetos são concebidos.

Não é à toa que o curso de Engenharia Civil é um dos mais procurados nas universidades há décadas, capacitando e formando profissionais aptos a um mercado que parece estar sempre aquecido para os bons talentos. E para que você não perca mais tempo na escolha da sua profissão, selecionamos hoje 5 razões para você cursar Engenharia Civil. 

Excelente grade curricular para quem gosta de exatas

Ao longo de toda a graduação, o aluno irá se deparar com disciplinas como Química, Mecânica, Desenho Técnico, Geologia e uma carga grande de matérias que envolvem cálculo.

Por isso, gostar de matemática e matérias ligadas à área de Exatas, como Física e Química, é essencial para que o aluno crie um vínculo maior com o curso, principalmente nos 2 primeiros anos, em que a carga de disciplinas voltadas ao cálculo é gigantesca. O contato com essas matérias é muito enriquecedor, principalmente para quem gosta de desafios!

Um curso que vai além da sala de aula e das matérias tradicionais

O curso de Engenharia Civil não se limita apenas aos seus conteúdos teóricos. Essa graduação oferece um contato importantíssimo na formação dos alunos por meio de laboratórios específicos, nos quais eles poderão visualizar na prática a aplicabilidade de conceitos antes apenas vistos dentro de sala.

Além disso, o curso busca também desenvolver em seus alunos qualidades fundamentais para uma boa carreira, como empreendedorismo, visão sistêmica e planejamento estratégico. Após formado, além dos conhecimentos específicos na área, é importante que o engenheiro civil saiba lidar com pessoas, problemas e colocar-se à frente de qualquer situação como um bom líder e gestor de recursos.

Ótimas oportunidades de atuação no mercado

Ainda durante a faculdade — mais precisamente no estágio supervisionado obrigatório — o aluno já terá os seus primeiros contatos com empresas ligadas à área de Engenharia, podendo criar vínculos e conhecimentos importantes para abrir portas em sua carreira após formado.

O profissional que cursar Engenharia Civil poderá atuar em diversas áreas. Confira as mais procuradas:

Desenvolvimento e realização de projetos

É nessa área que se encontra boa parte dos profissionais formados na área. Eles atuam sobretudo em projetos da construção civil, como edificações de estruturas, prédios, pontes, casas, rodovias e tantos outros locais que compõem os espaços urbanos e necessitam de seus serviços.

Gestão de projetos

Na gestão de projetos, o engenheiro irá gerenciar os recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros, de uma empresa. Por meio de seus conhecimentos científicos, poderá agir, por exemplo, na estruturação e organização de equipes, administração de contratos, supervisão de pessoas e serviços e lidar com as mais diversas peculiaridades do ambiente em que estiver inserido.

Consultoria

Como consultor, o engenheiro faz uso dos seus conhecimentos, por exemplo, na elaboração e supervisão de propostas para projetos, analisando detalhes como a expectativa do cliente e as possibilidades na execução de um projeto.

Ele pode atuar dentro de uma empresa como funcionário ou criar o seu próprio negócio em consultoria.

Educação

Para que qualquer engenheiro torne-se um profissional capacitado, certamente ele passou por boas salas de aula com excelentes professores. A docência é o caminho que muitos engenheiros formados decidem seguir, dedicando-se a ensinar em instituições de ensino, difundindo o conhecimento que adquiriram ao longo de suas carreiras.

Pesquisa

O engenheiro civil pode também ser um pesquisador, seja na área pública ou privada, nas quais buscará soluções para problemas existentes e correntes em toda a profissão ou novas formas de lidar com as especificidades da profissão. O pesquisador facilita a elaboração de projetos, aperfeiçoa conceitos, quebra velhos paradigmas e, assim, contribui para essa importante profissão e para quem a executa.

Perícia

Como um braço da justiça, o perito com formação em Engenharia Civil auxiliará em processos judiciais por meio de seus conhecimentos empíricos, fornecendo pareceres e laudos de acidentes em obras, por exemplo, seja por falha na estrutura ou mau preparo do terreno; dentre tantas outras situações que exijam o conhecimento mais aprofundado desse tipo de profissional.

Mercado de trabalho sempre em busca de bons profissionais

O mercado de trabalho para os engenheiros, apesar de oscilar de acordo com fatores externos e internos da economia de um país, sempre mostra-se favorável para profissionais capacitados e prontos para o trabalho.

Um bom exemplo da grande demanda de engenheiros civis que vem ocorrendo no Brasil em 2016 é a realização dos Jogos Olímpicos, não só na elaboração de projetos e concepção de obras ligadas aos jogos mas também em serviços de empresas privadas e investidores. O trabalho do engenheiro se beneficia daqueles que querem aproveitar a grande vinda de turistas para construir hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros.

Com o aumento da população em estados e cidades antes menos populosas, vem aumentando também a quantidade de residências e edifícios nesses locais, o que resulta em uma procura maior por engenheiros civis.

Ótimas oportunidades de especialização na área

Após formado, um engenheiro civil irá se deparar com uma vasta gama de especializações e cursos de capacitação para otimizar a sua carreira. Isso demonstra o quanto essa área é vasta e oferece ao seu profissional novos desafios. Ser um engenheiro civil não se limita a uma rotina centrada em poucas atividades, haja vista o tanto de oportunidades que essa profissão oferece à carreira do profissional após formado.

Além disso, muitas empresas atuam com clientes e investidores estrangeiros, fazendo com que muitos engenheiros precisem viajar, aprender novas línguas e estar sempre atualizados, tornando sempre essa uma profissão interessante mesmo após anos de carreira.

Esperamos que essas sejam boas razões para que você consiga descobrir o quanto essa profissão é importante e pode ser a sua cara. Cursar engenharia civil é estar de olho nas demandas da sociedade e acreditar no bom sucesso da sua carreira.

Gostou das dicas? Quer ficar mais perto de conquistar sua vaga em Engenharia Civil? Então confira nosso Guia prático de como ser aprovado no vestibular!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário