Muitos profissionais ainda na graduação já buscam o segredo para alcançar um cargo elevado ou se destacar no mercado. Uma formação de qualidade, é claro, é o passo inicial para um futuro brilhante, mas para ser um profissional de sucesso é preciso ter muito mais do que se vê no currículo ou no diploma.

Você conhece as 11 principais habilidades que também podem te tornar uma referência na sua área? Confira no post de hoje!

Iniciativa

Essa característica é uma das mais decisivas para a formação de um profissional de sucesso. Pessoas que conseguem assumir riscos e responsabilidades, mesmo em cargos mais baixos, costumam se destacar perante as outras. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige que os profissionais apresentem um diferencial e sejam alguém imprescindível para o negócio, não apenas quem cumpre suas atividades diárias e vai embora.

Flexibilidade

Ser flexível no mundo profissional é saber lidar com os desafios e imprevistos de maneira mais maleável, buscando soluções inovadoras, ajudando e estando disposto a seguir novos rumos de acordo com o que beneficiará o empreendimento.

Vontade de aprender

Muitos profissionais cometem o grave erro de acreditarem que já sabem tudo. Perfis arrogantes ou preguiçosos são mal vistos no mercado de trabalho e trazem muitos problemas em todas as áreas da vida. Trabalhar é uma oportunidade de aprender todo dia, com pessoas de todas as idades e áreas de atuação. Toda forma de conhecimento é bem-vinda e importante para um brilhante futuro profissional.

Facilidade de adaptação

Nem sempre o dia a dia em uma empresa funcionará da forma que você planejar, nem você estará sempre ocupando o cargo dos sonhos ou só fará trabalhos interessantes. Um profissional de sucesso consegue se adaptar às mudanças, principalmente em tempos de crise, quando elas são tão comuns.

Trabalhar bem em equipe

Até mesmo as pequenas empresas exigirão, em algum momento, que você trabalhe em equipe. Cada pessoa tem alguma qualidade a oferecer. Um exercício diário de tolerância é tentar encontrar esses pontos positivos, em vez de apenas julgar os negativos. Uma boa convivência e colaboração mútua são as melhores estratégias para construir um ambiente profissional agradável, desenvolver habilidades e alcançar mais facilmente as metas da empresa.

Espírito de liderança

Muitas pessoas confundem um chefe com um líder. Enquanto o primeiro delega tarefas, o segundo motiva a sua equipe a alcançar resultados positivos para todos. Mesmo que você não esteja em um cargo superior, demonstrar capacidade de tomar decisões importantes, trazer ideias diferenciais e conhecer as atividades de todos os setores da empresa é uma forma de demonstrar o seu potencial para outros profissionais e aumentar a sua confiança em si mesmo.

Algumas pessoas já têm essa característica naturalmente em sua personalidade, mas o perfil de liderança pode ser facilmente desenvolvido por meio de treinamentos e técnicas como o coaching. Esse método tem como base a formação de líderes que proponham mudanças significativas e também inspirem pessoas.

Visão de mercado

O mercado é instável e um profissional de sucesso precisa enxergar sempre à frente. Você não precisa ter uma bola de cristal para fazer isso acontecer, basta estar atento ao que acontece no dia a dia da organização em que você atua, pesquisar sobre as principais tendências da área e observar o que os concorrentes andam fazendo. É importante também se atualizar sobre o que acontece na área econômica e política da sua cidade e do seu país, por meio de livros, jornais, revistas e claro, da internet.

Comprometimento

Um profissional de sucesso não é aquele que trabalha apenas para ter uma recompensa financeira, mas aquele que tem gana de aprender e fazer a diferença no seu ambiente profissional. Muito mais do que um reconhecimento da gestão da sua empresa, esse profissional se compromete com as suas metas e em alcançar resultados como uma forma de satisfação pessoal. O seu envolvimento é apreciado naturalmente, e dificilmente ele terá recomendações ruins de recrutadores e líderes.

Capacidade de inovação

Em um mercado competitivo, em que o acesso à graduação e às qualificações adicionais (como cursos de idiomas, MBA ou pós-graduação) se tornou mais democrático, os profissionais precisam apresentar um diferencial para o mercado de trabalho.

As empresas estão ávidas por mentes criativas, que consigam pensar fora das questões técnicas e possam apresentar melhorias, assuntos e ferramentas que a maioria ainda não conhece. Um profissional de sucesso deve potencializar a sua capacidade de inovação, em todas as áreas, observando o mundo ao seu redor e colaborando com ideias que se destaquem perante a concorrência.

Boa comunicação

Se comunicar bem não é apenas ter a capacidade de conversar com outras pessoas, mas também persuadi-las e motivá-las a alcançar as metas propostas. Ter segurança na fala, vencer a timidez, manter uma postura firme e demonstrar credibilidade em qualquer assunto são características muito importantes para os profissionais. Com uma boa comunicação fica muito mais fácil inspirar pessoas e ser melhor compreendido no ambiente profissional, seja pelas lideranças ou pelo resto da equipe.

Integridade e ética profissional

Uma boa formação é essencial para que um profissional se destaque e demonstre ao mercado a sua capacidade de atuação. Mas é importante que todo o conhecimento técnico e a vontade de pôr o aprendizado em prática venham associados a uma postura íntegra e valores éticos. Essa é uma habilidade que não é ensinada nas universidades, e deve vir de cada um — das suas experiências de vida, personalidade e convivência social.

Todos os dias, faça um pequeno exercício e pergunte a si mesmo: “estou trabalhando de maneira ética? Minhas atitudes estão prejudicando as pessoas ao meu redor?”. O mercado traz muitas tentações, que vêm em forma de promessas financeiras, possibilidades de promoção ou elevação de status. Porém, um profissional de sucesso não é aquele que ocupa um cargo elevado ou tem décadas de experiência, mas sim o que consegue sentir orgulho de si mesmo e inspirar as pessoas ao seu redor a serem melhores.

E para você, quais são as principais características de um profissional de sucesso? Quem são os seus maiores exemplos e como eles se destacam? Compartilhe nos comentários e acompanhe as novidades em nossa página do Facebook!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário