Você já imaginou a sua vida sem o conforto e as possibilidades que tem hoje, entre elas a sua casa, o seu transporte e até mesmo o saneamento básico? A maioria das coisas que você nota ao seu redor é fruto do trabalho de um engenheiro.

Quem se forma em Engenharia tem a possibilidade de atuar em um mercado de trabalho que oferece muitas possibilidades, pois cada área da profissão proporciona uma atuação específica. Ao se formar, os novos engenheiros se deparam com algumas dúvidas em relação ao futuro de suas carreiras.

Para ajudar quem está nessa situação, separamos neste post 11 dicas para engenheiros iniciantes. Dê uma olhada:

Busque o aperfeiçoamento contínuo

Nossa primeira dica para os engenheiros iniciantes é a seguinte: continue se aperfeiçoando, continuamente. O conhecimento que você adquire na faculdade (ou fora dela) nunca serão o bastante, portanto você deve estar sempre estudando e se mantendo atualizado.

Para isso, você pode fazer cursos de extensão, especializações, idiomas e muitos outros. O bom profissional, independentemente da sua profissão, precisa se manter atualizado em relação à área em que atua.

Entenda as necessidades do mercado

O mercado de trabalho está repleto de profissionais medianos e inseguros com suas qualificações. Para se destacar, entenda qual é a principal necessidade do mercado e trabalhe de maneira a supri-la, buscando as qualificações que são mais requeridas atualmente. Assim, você certamente terá um diferencial a oferecer.

Para conseguir isso, é importante dominar e acompanhar de perto os assuntos relacionados à sua área de atuação. Pesquise sobre as necessidades do mercado e qualifique-se para estar entre as primeiras opções.

Fique de olho nas novidades

O mercado de trabalho é muito dinâmico e todos os dias surgem inovações tecnológicas e novos processos para renovar ideias enferrujadas ou mesmo aquelas que acabaram de surgir. É por esse motivo que você deve ficar sempre atento ao que acontece na sua área de trabalho. Um profissional desatualizado é rapidamente substituído por outro que esteja de olho nas novidades.

Diversifique as suas experiências

A engenharia é uma área muito ampla, incluindo uma infinidade de tecnologias e e conhecimentos. É interessante que você esteja preparado para explorar essa diversidade, pois isso o tornará mais completo e versátil. Ao mudar suas funções e o seu cargo, você evita a estagnação profissional.

Com o passar do tempo, muitos engenheiros acabam assumindo somente funções administrativas, se afastando do trabalho prático. Se esse não é o seu objetivo profissional, diversifique as suas experiências.

Participe de eventos na área

Para que você fique por dentro do que acontece na sua área de atuação profissional, é necessário participar mais ativamente de eventos, congressos, workshops, seminários e visitas técnicas, além de realizar cursos livres.

A participação nesses espaços e acontecimentos faz com que você mantenha o seu conhecimento atualizado e possa acompanhar tendências. Outro ponto muito importante acontece quando você participa de eventos: você conhece outros profissionais e pode aprender muito com eles.

Atualize os seus conhecimentos políticos e econômicos

Além dos conhecimentos diretamente relacionados à sua área de trabalho, é importante que você esteja por dentro de assuntos relacionados à política, economia e ao meio ambiente. Esses assuntos afetam diretamente a sua atuação no mercado, pois mudanças na legislação da sua cidade, estado ou país impactam na forma como você desenvolverá o seu trabalho.

Lute pela sustentabilidade

Os projetos que você criar ou dos quais fizer parte devem valorizar a sustentabilidade, usando ao máximo o potencial de cada material e aplicando novas tecnologias. Isso porque essa é uma característica muito valorizada nos projetos de engenharia atuais: investindo em ações sustentáveis, as empresas economizam dinheiro, são mais bem vistas pelas organizações ambientes e podem até ganhar incentivos fiscais do governo. As empresas valorizam isso e o meio ambiente agradece.

Pratique o networking

Falamos ali em cima sobre a importância de participar de eventos na sua área para se manter informado. Pois bem, você também pode (e deve!) usar esses momentos também para colocar em prática o networking, ou seja, trocar ideias e experiências com outros profissionais da sua área de atuação. É por meio desses contatos que você vai poder acompanhar a evolução do mercado, conseguir uma promoção na empresa em que está, encontrar oportunidades em outras companhias e até mesmo em outras regiões do país.

Tenha um mentor para se inspirar

Sabe aquele profissional que te inspira? Ele pode ser o seu grande mentor. Afinal, quando você está dando os seus primeiros passos na construção de uma carreira, a experiência de quem atua há mais tempo no mercado vale muito.

Esses profissionais mais experientes têm muitas histórias para contar e elas podem te ajudar a tomar decisões importantes para o seu trabalho. Ainda, um mentor te possibilitá enxergar  situações sob outra ótica e encontrar soluções para problemas pelos quais você esteja passando, além de solucionar dúvidas em relação ao seu futuro profissional.

Esteja preparado para lidar com a diversidade

Cada vez mais, as distâncias do mundo parecem diminuir e diferentes culturas vão se aproximando. Mesmo internamente, em um contexto nacional, a diversidade é abundante, e essas diferenças culturais trazem necessidades distintas. Encare essas necessidades como oportunidades. Para isso, tenha conhecimento em disciplinas internacionais como o comércio e o direito. É claro: aprender outros idiomas também é fundamental.

Seja um profissional versátil

Por fim, nossa última dica: seja um profissional flexível e versátil. Isso significa estar pronto para encarar desafios e superar obstáculos sem perder a sua essência e ser capaz de desempenhar mais de uma função. Inovação e criatividade são duas características que vão te ajudar nessa tarefa e, não à toa, são muito valorizadas pelo mercado.

O profissional de engenharia que se destaca sabe trabalhar em equipe, é interessado pela aérea e, por isso, está sempre estudando e se mantendo atualizado. Ele também tem espírito empreendedor e assume suas responsabilidades. Ele também entende a importância cada vez maior de ser sustentável e garantir às próximas gerações um bom planeta para se viver.

Quer ser esse profissional? Então não deixe de colocar em prática nossas dicas para engenheiros iniciantes. Dessa maneira, você certamente será uma adição valiosa à empresa em que trabalhar e a ajudará a se destacar das demais do mercado.

Você deseja saber mais sobre os cursos de Engenharia? Então baixe o e-book Guia dos Engenheiros: saiba tudo sobre a carreira desses profissionais e suas áreas de atuação!

Guia completo para planejar e organizar a vida de universitário